sicnot

Perfil

Perdidos e Achados

A fuga dos PIDES

A fuga dos PIDES

A 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, o Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal.

  • A PIDE depois da Revolução e a lei 8/75
    3:42

    Perdidos e Achados

    O que fazer com os agentes da PIDE/DGS após a Revolução de Abril? Sousa e Castro, antigo coordenador da Comissão de Extinção da PIDE, durante os sete anos a seguir à fuga da prisão de Alcoentre, conta, em entrevista à SIC, a dificuldade sentida pelo poder político em relação ao tratameto a dar aos agentes da antiga Polícia do Estado.

  • A tortura, os informadores e a missão da PIDE no Ultramar
    1:55

    Perdidos e Achados

    Em entrevista à SIC, Sousa e Castro recorda a missão "adicional" da Polícia Internacional e de Defesa do Estado português no Ultramar. Revela também a dificuldade que teve, enquanto coordenador da Comissão de Extinção da PIDE, em identificar os milhares de informadores do Estado Novo. Sousa e Castro lembra ainda que os presos políticos eram tratados de forma diferente entre si.

  • "Havia um incómodo em lidar com o problema dos PIDES"
    1:57

    Perdidos e Achados

    O historiador Fernando Rosas era "militante a tempo inteiro" do MRPP , como gosta de dizer, quando chega dia 25 de Abril de 1974. Critica a forma como os antigos agentes da Polícia Internacional e de Defesa do Estado, a PIDE, são julgados. Diz que o "tribunal militar decorreu de forma infame". Preso antes e depois da Revolução, Fernando Rosas diz que a fuga dos antigos agentes da PIDE da cadeia de Vale de Judeus, no dia 29 de junho de 1975, nunca foi devidamente investigada.

  • "Quem acabou com a PIDE foi o povo"
    1:21

    Perdidos e Achados

    O historiador Fernando Rosas era "militante a tempo inteiro" do MRPP , como gosta de dizer, quando chega dia 25 de Abril de 1974. Critica a forma como os antigos agentes da Polícia Internacional e de Defesa do Estado, a PIDE, são julgados. Diz que o "tribunal militar decorreu de forma infame".Preso antes e depois da Revolução, Fernando Rosas diz que a fuga dos antigos agentes da PIDE da cadeia de Vale de Judeus, no dia 29 de junho de 1975, nunca foi devidamente investigada.

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.