sicnot

Perfil

regresso ar mar.png

Regresso ao Mar

5ª FEIRA 1:30

Regresso ao Mar

Regresso ao mar: Portugal e a pesca do bacalhau

Regresso ao mar: Portugal e a pesca do bacalhau

Vem de longe, e sofreu um acentuado declínio devido à sobrepesca, mas continua a ser um dos pratos nacionais. Portugal é o maior consumidor de bacalhau do mundo, responsável por mais de 30% do consumo global, como no mostra o "Regresso ao Mar".

  • Será a aquacultura a solução para se continuar a comer peixe fresco?
    2:09

    Regresso ao Mar

    A aquacultura tem sido apontada como uma solução, perante o declínio de espécies oceânicas. Contudo, a própria aquacultura tem contribuído para a intensiva exploração dos recursos pesqueiros. O terceiro episódio da série documental "Regresso ao Mar", realizada por Francisco Manso, pode ser visto logo à noite, às 01:30, na SIC Notícias.

  • Regresso ao mar: algumas das espécies mais pescadas em Portugal
    1:54

    Regresso ao Mar

    Portugal é o terceiro maior consumidor de peixe por habitante, a nível mundial, só ultrapassado pela Islândia e pelo Japão. E é precisamente para o Japão que armadores do Algarve poderão começar a exportar polvo vivo. O segundo episódio da série documental "Regresso ao Mar" realizada por Francisco Manso pode ser visto logo à noite, às 01:30 na SIC Notícias.

  • Regresso ao mar, nova série na SIC Notícias
    1:50

    Regresso ao Mar

    Da pesca à investigação científica aplicada à aquacultura, passando pela biotecnologia, Portugal está a voltar a investir no mar, e tem como objetivo aumentar o peso da economia azul no produto interno bruto nacional, pelo menos para 4,5% até 2020. A partir de hoje, às quintas-feiras, vamos voltar-nos para o oceano, com reportagens e diretos, na SIC e na SIC Notícias, e mais conteúdos no site da SIC Notícias, a propósito da exibição de "Regresso ao Mar", uma série promovida pelo Fórum Oceano e realizada por Francisco Manso.

  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47
  • Um olhar sobre a tragédia através das redes sociais
    3:22
  • "Estão a gozar com os portugueses, esta abordagem tem de mudar"
    6:45

    Opinião

    José Gomes Ferreira acusa as autoridades e o poder político de continuarem a abordar o problema da origem dos fogos de uma forma que considera errada. Em entrevista, no Primeiro Jornal, o diretor adjunto da SIC, considera que a causa dos fogos "é alguém querer que a floresta arda". José Gomes Ferreira sublinha que não se aprendeu com os erros e que "estão a gozar com os portugueses".

    José Gomes Ferreira

  • "Os portugueses dispensam um chefe de Governo que lhes diz que isto vai acontecer outra vez"
    6:32

    Opinião

    Perante o cenário provocado pelos incêndios, os portugueses querem um chefe de Governo que lhes diga como é que uma tragédia não volta a repetir-se e não, como disse António Costa, que não tem uma fórmula mágica para resolver o problemas dos fogos florestais. A afirmação é de Bernardo Ferrão, da SIC, que questiona ainda a autoridade da ministra da Administração Interna para ir a um centro de operações, uma vez que é contestada por toda a gente.

  • Portugal precisa de "resultados em contra-relógio, após décadas de desordenamento florestal"
    1:18