sicnot

Perfil

Reportagem Especial

Reportagem Especial apresenta "Negócios de Fogo"

2.ª feira no Jornal da Noite

Reportagem Especial apresenta "Negócios de Fogo"

Só este ano, o Estado gastou mais de 10 milhões de euros a reparar danos e avarias que resultaram do combate aos incêndios. Milhões de euros pagos, muitas vezes, sem um controlo eficaz que abre a porta a comportamentos fraudulentos.

A investigação feita pela SIC revela pareceres da Autoridade Nacional de Proteção Civil que provam que, após algumas inspeções, os elementos da Comissão Técnica de Veículos da Autoridade Nacional de Proteção Civil encontraram orçamentos sobrefaturados em milhares de euros.

Mas os inspetores não chegam a todo lado e a maioria das viaturas vão para reparação sem nunca passar pelo crivo do Estado.

São os bombeiros que escolhem as oficinas a quem dão o dinheiro a ganhar.

São os bombeiros que escolhem as empresas onde vão comprar, ano após anos, o material que o fogo danificou.

À frente dessas empresa, ou nos bastidores das vendas, há muitos homens ligados ao comando dos bombeiros. Ligações perigosas que a lei permite. Comandantes, ouvidos pela SIC, admitem que há muitas formas de enganar o Estado.

De pedir mais do que é devido. Admitem ainda que as viaturas já chegam avariadas à fase especial de incêndios e acabam por parar na altura em que mais são precisas, deixando a população sem meios e obrigando o Estado a pagar a fatura.

São "Negócios de Fogo" que é urgente investigar. Uma Reportagem Especial da jornalista Ana Peneda Moreira, com imagem de Gonçalo Soares e Fernando Silva e edição de imagem de Rui Berton.

  • Reportagem Especial apresenta "Sinais de Fogo"
    0:38

    Programas

    Os incêndios de Pedrógão Grande puseram muita madeira no mercado mas depois de 15 de outubro a indústria assegurou matéria-prima mais barata para os próximos dois a três anos. A fileira do pinho oleou as máquinas e até as celuloses vão importar menos e diminuir os custos de produção. Pode ser “sol de pouca dura”, mas os factos demonstram que os fogos têm um benefício económico imediato e mostram realidades inquietantes. "Sinais de Fogo", a Reportagem Especial, no Jornal da Noite de sábado, na SIC.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38