sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

O amor não mata

Por que batem os homens nas mulheres? Madalena viveu 34 anos sem licença para usar o sofá, sem direito a palavra, cinco filhos paridos ao ritmo da pancada. Apesar de trabalhar, o marido era quem ordenava a vida, dava-lhe um euro por dia. Saiu de casa em Dezembro, o rosto desfigurado. 

Paula demorou 22 anos a assumir que também era vítima. Licenciada e com lugar num hospital, recusava acreditar que o marido era o pior pesadelo. Anos sem conta, Idalina pensou que morria; um dia, matou para não ser morta. Tinha 68 anos, o machado na mão. António, agressor condenado, conta o outro lado da história. 

Cláudia nunca foi agredida, mas foi vítima duas vezes – primeiro, viu a mãe ser assassinada; depois, a irmã espancada. Tinha 12 anos. Nas casas de abrigo para vítimas de violência doméstica vivem muitas vezes mais miúdos do que mulheres. A SIC mostra pela primeira vez esta curiosa realidade, o olhar das crianças é passaporte para a rotina numa casa de abrigo. 

Há mais lei e mais apoios, mas o tempo da Justiça ainda não é o das vítimas. Mulheres de todas as idades e classes sociais representam 85% das vítimas. O ano passado foram assassinadas 43. Retratos de terrorismo íntimo.

"O amor não mata", Grande Reportagem, quinta-feira, 05 de março, na SIC


Jornalista: Ana Sofia Fonseca

Repórter de Imagem: Paulo Cepa

 Edição de Imagem: Luís Gonçalves

Grafismo: Paulo Alves

Pós-Produção Áudio: Octaviano Rodrigues

Colorista: Rui Branquinho

Imagens Aérea: HD-FLY

Produção: Sónia Ricardo

Coordenação: Cândida Pinto/Rodrigo Guedes de Carvalho

Direção: Rodrigo Guedes de Carvalho/Alcides Vieira

 

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.