sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

O amor não mata

Por que batem os homens nas mulheres? Madalena viveu 34 anos sem licença para usar o sofá, sem direito a palavra, cinco filhos paridos ao ritmo da pancada. Apesar de trabalhar, o marido era quem ordenava a vida, dava-lhe um euro por dia. Saiu de casa em Dezembro, o rosto desfigurado. 

Paula demorou 22 anos a assumir que também era vítima. Licenciada e com lugar num hospital, recusava acreditar que o marido era o pior pesadelo. Anos sem conta, Idalina pensou que morria; um dia, matou para não ser morta. Tinha 68 anos, o machado na mão. António, agressor condenado, conta o outro lado da história. 

Cláudia nunca foi agredida, mas foi vítima duas vezes – primeiro, viu a mãe ser assassinada; depois, a irmã espancada. Tinha 12 anos. Nas casas de abrigo para vítimas de violência doméstica vivem muitas vezes mais miúdos do que mulheres. A SIC mostra pela primeira vez esta curiosa realidade, o olhar das crianças é passaporte para a rotina numa casa de abrigo. 

Há mais lei e mais apoios, mas o tempo da Justiça ainda não é o das vítimas. Mulheres de todas as idades e classes sociais representam 85% das vítimas. O ano passado foram assassinadas 43. Retratos de terrorismo íntimo.

"O amor não mata", Grande Reportagem, quinta-feira, 05 de março, na SIC


Jornalista: Ana Sofia Fonseca

Repórter de Imagem: Paulo Cepa

 Edição de Imagem: Luís Gonçalves

Grafismo: Paulo Alves

Pós-Produção Áudio: Octaviano Rodrigues

Colorista: Rui Branquinho

Imagens Aérea: HD-FLY

Produção: Sónia Ricardo

Coordenação: Cândida Pinto/Rodrigo Guedes de Carvalho

Direção: Rodrigo Guedes de Carvalho/Alcides Vieira

 

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.