sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Os Sobreviventes

Hamad Al Rosan estava na segunda classe quando começou a guerra na Síria. Ia passar para a quarta quando foi obrigado a deixar a casa onde vivia e a fugir do país. Um ano depois da fuga, a família de Hamad tentou atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa. O barco em que viajava com mais 400 pessoas acabaria por naufragar. Uma centena de crianças morreu. Hamad foi um dos sobreviventes.

Apesar dos riscos, milhares de pessoas tentam todos os dias a travessia para a ilha italiana de Lampedusa.


A bordo de um navio da Marinha Portuguesa, a Grande Reportagem SIC acompanhou o drama dos que se lançam ao mar na expectativa de alcançar o sonho Europeu. Esteve em Lampedusa e em centros de acolhimento na Sícilia e em Malta onde a maior parte passará longos meses. Muitos arriscam o repatriamento. Poucos, como a família de Hamad, conseguem começar uma nova vida na Alemanha.    


Uma Grande Reportagem de Sofia Arêde, com imagem de Fernando Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e produção de Diana Matias.  Esta quinta-feira, dia 9 de Abril, no Jornal da Noite da SIC.



Reportagem: Sofia Arêde
Fernando Silva (Imagem)
Edição de Imagem: Ricardo Tenreiro
Grafismo: Alexandre Ferrada
Colorista: José Dias
Pós-Produção Áudio: Octaviano Rodrigues
Produção: Diana Matias
Coordenação:Cândida Pinto
Direção:Rodrigo Guedes de Carvalho
Alcides Vieira
  • Os Sobreviventes em Grande Reportagem
    2:03

    Grande Reportagem SIC

    Hamad Al Rosan estava na segunda classe quando começou a guerra na Síria. Ia passar para a quarta quando foi obrigado a deixar a casa onde vivia e a fugir do país. Um ano depois da fuga, a família de Hamad tentou atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa. O barco em que viajava com mais 400 pessoas acabaria por naufragar. Uma centena de crianças morreu. Hamad foi um dos sobreviventes. Uma Grande Reportagem de Sofia Arêde, com imagem de Fernando Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e produção de Diana Matias. Esta quinta-feira, dia 9 de Abril, no Jornal da Noite da SIC.

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.