sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Os Sobreviventes

Hamad Al Rosan estava na segunda classe quando começou a guerra na Síria. Ia passar para a quarta quando foi obrigado a deixar a casa onde vivia e a fugir do país. Um ano depois da fuga, a família de Hamad tentou atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa. O barco em que viajava com mais 400 pessoas acabaria por naufragar. Uma centena de crianças morreu. Hamad foi um dos sobreviventes.

Apesar dos riscos, milhares de pessoas tentam todos os dias a travessia para a ilha italiana de Lampedusa.


A bordo de um navio da Marinha Portuguesa, a Grande Reportagem SIC acompanhou o drama dos que se lançam ao mar na expectativa de alcançar o sonho Europeu. Esteve em Lampedusa e em centros de acolhimento na Sícilia e em Malta onde a maior parte passará longos meses. Muitos arriscam o repatriamento. Poucos, como a família de Hamad, conseguem começar uma nova vida na Alemanha.    


Uma Grande Reportagem de Sofia Arêde, com imagem de Fernando Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e produção de Diana Matias.  Esta quinta-feira, dia 9 de Abril, no Jornal da Noite da SIC.



Reportagem: Sofia Arêde
Fernando Silva (Imagem)
Edição de Imagem: Ricardo Tenreiro
Grafismo: Alexandre Ferrada
Colorista: José Dias
Pós-Produção Áudio: Octaviano Rodrigues
Produção: Diana Matias
Coordenação:Cândida Pinto
Direção:Rodrigo Guedes de Carvalho
Alcides Vieira
  • Os Sobreviventes em Grande Reportagem
    2:03

    Grande Reportagem SIC

    Hamad Al Rosan estava na segunda classe quando começou a guerra na Síria. Ia passar para a quarta quando foi obrigado a deixar a casa onde vivia e a fugir do país. Um ano depois da fuga, a família de Hamad tentou atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa. O barco em que viajava com mais 400 pessoas acabaria por naufragar. Uma centena de crianças morreu. Hamad foi um dos sobreviventes. Uma Grande Reportagem de Sofia Arêde, com imagem de Fernando Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e produção de Diana Matias. Esta quinta-feira, dia 9 de Abril, no Jornal da Noite da SIC.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52