sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Os Sobreviventes

Hamad Al Rosan estava na segunda classe quando começou a guerra na Síria. Ia passar para a quarta quando foi obrigado a deixar a casa onde vivia e a fugir do país. Um ano depois da fuga, a família de Hamad tentou atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa. O barco em que viajava com mais 400 pessoas acabaria por naufragar. Uma centena de crianças morreu. Hamad foi um dos sobreviventes.

Apesar dos riscos, milhares de pessoas tentam todos os dias a travessia para a ilha italiana de Lampedusa.


A bordo de um navio da Marinha Portuguesa, a Grande Reportagem SIC acompanhou o drama dos que se lançam ao mar na expectativa de alcançar o sonho Europeu. Esteve em Lampedusa e em centros de acolhimento na Sícilia e em Malta onde a maior parte passará longos meses. Muitos arriscam o repatriamento. Poucos, como a família de Hamad, conseguem começar uma nova vida na Alemanha.    


Uma Grande Reportagem de Sofia Arêde, com imagem de Fernando Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e produção de Diana Matias.  Esta quinta-feira, dia 9 de Abril, no Jornal da Noite da SIC.



Reportagem: Sofia Arêde
Fernando Silva (Imagem)
Edição de Imagem: Ricardo Tenreiro
Grafismo: Alexandre Ferrada
Colorista: José Dias
Pós-Produção Áudio: Octaviano Rodrigues
Produção: Diana Matias
Coordenação:Cândida Pinto
Direção:Rodrigo Guedes de Carvalho
Alcides Vieira
  • Os Sobreviventes em Grande Reportagem
    2:03

    Grande Reportagem SIC

    Hamad Al Rosan estava na segunda classe quando começou a guerra na Síria. Ia passar para a quarta quando foi obrigado a deixar a casa onde vivia e a fugir do país. Um ano depois da fuga, a família de Hamad tentou atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa. O barco em que viajava com mais 400 pessoas acabaria por naufragar. Uma centena de crianças morreu. Hamad foi um dos sobreviventes. Uma Grande Reportagem de Sofia Arêde, com imagem de Fernando Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e produção de Diana Matias. Esta quinta-feira, dia 9 de Abril, no Jornal da Noite da SIC.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.