sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Os Sobreviventes

Hamad Al Rosan estava na segunda classe quando começou a guerra na Síria. Ia passar para a quarta quando foi obrigado a deixar a casa onde vivia e a fugir do país. Um ano depois da fuga, a família de Hamad tentou atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa. O barco em que viajava com mais 400 pessoas acabaria por naufragar. Uma centena de crianças morreu. Hamad foi um dos sobreviventes.

Apesar dos riscos, milhares de pessoas tentam todos os dias a travessia para a ilha italiana de Lampedusa.


A bordo de um navio da Marinha Portuguesa, a Grande Reportagem SIC acompanhou o drama dos que se lançam ao mar na expectativa de alcançar o sonho Europeu. Esteve em Lampedusa e em centros de acolhimento na Sícilia e em Malta onde a maior parte passará longos meses. Muitos arriscam o repatriamento. Poucos, como a família de Hamad, conseguem começar uma nova vida na Alemanha.    


Uma Grande Reportagem de Sofia Arêde, com imagem de Fernando Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e produção de Diana Matias.  Esta quinta-feira, dia 9 de Abril, no Jornal da Noite da SIC.



Reportagem: Sofia Arêde
Fernando Silva (Imagem)
Edição de Imagem: Ricardo Tenreiro
Grafismo: Alexandre Ferrada
Colorista: José Dias
Pós-Produção Áudio: Octaviano Rodrigues
Produção: Diana Matias
Coordenação:Cândida Pinto
Direção:Rodrigo Guedes de Carvalho
Alcides Vieira
  • Os Sobreviventes em Grande Reportagem
    2:03

    Grande Reportagem SIC

    Hamad Al Rosan estava na segunda classe quando começou a guerra na Síria. Ia passar para a quarta quando foi obrigado a deixar a casa onde vivia e a fugir do país. Um ano depois da fuga, a família de Hamad tentou atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa. O barco em que viajava com mais 400 pessoas acabaria por naufragar. Uma centena de crianças morreu. Hamad foi um dos sobreviventes. Uma Grande Reportagem de Sofia Arêde, com imagem de Fernando Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e produção de Diana Matias. Esta quinta-feira, dia 9 de Abril, no Jornal da Noite da SIC.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.