sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Curdistão - a luta contra o Estado Islâmico

HOJE NA SIC

O Estado Islâmico continua a conquistar terreno nos territórios do Iraque e da Síria e já controla um terço de cada um dos países. Mas no norte do Iraque, na zona autónoma do Curdistão, há um exército que luta contra os avanços dos homens que tentam instalar um Califado dirigido pela "Sharia", as leis islâmicas do século VII.

Os "Peshmerga" curdos assaltam as forças islamistas do Califado, compostas por iraquianos, sírios e por milhares de estrangeiros, árabes e ocidentais, que se uniram a eles ao longo dos últimos anos.

Com o apoio dos 60 países da Coligação Internacional, chefiada pelos Estados Unidos da América, os "Peshmerga" têm conseguido parar a ofensiva do Estado Islâmico e provocar uma retirada ao longo de vinte mil quilómetros quadrados, 

O correspondente da SIC Henrique Cymerman esteve cinco dias na frente de combate com o Estado Islâmico, onde os "Peshmerga",  liderados pelo General Sirwan Barzani, tentam proteger a capital curda Erbil. A equipa de reportagem presenciou vários combates e conseguiu uma entrevista com o Presidente do Curdistão, Masoud Barzani, que raramente abre as portas aos meios de comunicação social.

"Curdistão, a luta contra o Estado Islâmico", para ver esta quinta-feira, na Grande Reportagem SIC.


Jornalista: Henrique Cymerman

Imagem: Davicito Cohen; Yair Cymerman

Edição de Imagem: Ilan Wechsler

Grafismo: Marta Coelho

Colorista: José Dias

Pós-produção Áudio:  Octaviano Rodrigues

Produção: Yael Kehat

Coordenação: Cândida Pinto

Direção: Rodrigo Guedes de Carvalho; Alcides Vieira

 


 

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.