sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Curdistão - a luta contra o Estado Islâmico

HOJE NA SIC

O Estado Islâmico continua a conquistar terreno nos territórios do Iraque e da Síria e já controla um terço de cada um dos países. Mas no norte do Iraque, na zona autónoma do Curdistão, há um exército que luta contra os avanços dos homens que tentam instalar um Califado dirigido pela "Sharia", as leis islâmicas do século VII.

Os "Peshmerga" curdos assaltam as forças islamistas do Califado, compostas por iraquianos, sírios e por milhares de estrangeiros, árabes e ocidentais, que se uniram a eles ao longo dos últimos anos.

Com o apoio dos 60 países da Coligação Internacional, chefiada pelos Estados Unidos da América, os "Peshmerga" têm conseguido parar a ofensiva do Estado Islâmico e provocar uma retirada ao longo de vinte mil quilómetros quadrados, 

O correspondente da SIC Henrique Cymerman esteve cinco dias na frente de combate com o Estado Islâmico, onde os "Peshmerga",  liderados pelo General Sirwan Barzani, tentam proteger a capital curda Erbil. A equipa de reportagem presenciou vários combates e conseguiu uma entrevista com o Presidente do Curdistão, Masoud Barzani, que raramente abre as portas aos meios de comunicação social.

"Curdistão, a luta contra o Estado Islâmico", para ver esta quinta-feira, na Grande Reportagem SIC.


Jornalista: Henrique Cymerman

Imagem: Davicito Cohen; Yair Cymerman

Edição de Imagem: Ilan Wechsler

Grafismo: Marta Coelho

Colorista: José Dias

Pós-produção Áudio:  Octaviano Rodrigues

Produção: Yael Kehat

Coordenação: Cândida Pinto

Direção: Rodrigo Guedes de Carvalho; Alcides Vieira

 


 

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".