sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Curdistão - a luta contra o Estado Islâmico

HOJE NA SIC

O Estado Islâmico continua a conquistar terreno nos territórios do Iraque e da Síria e já controla um terço de cada um dos países. Mas no norte do Iraque, na zona autónoma do Curdistão, há um exército que luta contra os avanços dos homens que tentam instalar um Califado dirigido pela "Sharia", as leis islâmicas do século VII.

Os "Peshmerga" curdos assaltam as forças islamistas do Califado, compostas por iraquianos, sírios e por milhares de estrangeiros, árabes e ocidentais, que se uniram a eles ao longo dos últimos anos.

Com o apoio dos 60 países da Coligação Internacional, chefiada pelos Estados Unidos da América, os "Peshmerga" têm conseguido parar a ofensiva do Estado Islâmico e provocar uma retirada ao longo de vinte mil quilómetros quadrados, 

O correspondente da SIC Henrique Cymerman esteve cinco dias na frente de combate com o Estado Islâmico, onde os "Peshmerga",  liderados pelo General Sirwan Barzani, tentam proteger a capital curda Erbil. A equipa de reportagem presenciou vários combates e conseguiu uma entrevista com o Presidente do Curdistão, Masoud Barzani, que raramente abre as portas aos meios de comunicação social.

"Curdistão, a luta contra o Estado Islâmico", para ver esta quinta-feira, na Grande Reportagem SIC.


Jornalista: Henrique Cymerman

Imagem: Davicito Cohen; Yair Cymerman

Edição de Imagem: Ilan Wechsler

Grafismo: Marta Coelho

Colorista: José Dias

Pós-produção Áudio:  Octaviano Rodrigues

Produção: Yael Kehat

Coordenação: Cândida Pinto

Direção: Rodrigo Guedes de Carvalho; Alcides Vieira

 


 

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.