sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Curdistão - a luta contra o Estado Islâmico

HOJE NA SIC

O Estado Islâmico continua a conquistar terreno nos territórios do Iraque e da Síria e já controla um terço de cada um dos países. Mas no norte do Iraque, na zona autónoma do Curdistão, há um exército que luta contra os avanços dos homens que tentam instalar um Califado dirigido pela "Sharia", as leis islâmicas do século VII.

Os "Peshmerga" curdos assaltam as forças islamistas do Califado, compostas por iraquianos, sírios e por milhares de estrangeiros, árabes e ocidentais, que se uniram a eles ao longo dos últimos anos.

Com o apoio dos 60 países da Coligação Internacional, chefiada pelos Estados Unidos da América, os "Peshmerga" têm conseguido parar a ofensiva do Estado Islâmico e provocar uma retirada ao longo de vinte mil quilómetros quadrados, 

O correspondente da SIC Henrique Cymerman esteve cinco dias na frente de combate com o Estado Islâmico, onde os "Peshmerga",  liderados pelo General Sirwan Barzani, tentam proteger a capital curda Erbil. A equipa de reportagem presenciou vários combates e conseguiu uma entrevista com o Presidente do Curdistão, Masoud Barzani, que raramente abre as portas aos meios de comunicação social.

"Curdistão, a luta contra o Estado Islâmico", para ver esta quinta-feira, na Grande Reportagem SIC.


Jornalista: Henrique Cymerman

Imagem: Davicito Cohen; Yair Cymerman

Edição de Imagem: Ilan Wechsler

Grafismo: Marta Coelho

Colorista: José Dias

Pós-produção Áudio:  Octaviano Rodrigues

Produção: Yael Kehat

Coordenação: Cândida Pinto

Direção: Rodrigo Guedes de Carvalho; Alcides Vieira

 


 

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.