sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Curdistão - a luta contra o Estado Islâmico

HOJE NA SIC

O Estado Islâmico continua a conquistar terreno nos territórios do Iraque e da Síria e já controla um terço de cada um dos países. Mas no norte do Iraque, na zona autónoma do Curdistão, há um exército que luta contra os avanços dos homens que tentam instalar um Califado dirigido pela "Sharia", as leis islâmicas do século VII.

Os "Peshmerga" curdos assaltam as forças islamistas do Califado, compostas por iraquianos, sírios e por milhares de estrangeiros, árabes e ocidentais, que se uniram a eles ao longo dos últimos anos.

Com o apoio dos 60 países da Coligação Internacional, chefiada pelos Estados Unidos da América, os "Peshmerga" têm conseguido parar a ofensiva do Estado Islâmico e provocar uma retirada ao longo de vinte mil quilómetros quadrados, 

O correspondente da SIC Henrique Cymerman esteve cinco dias na frente de combate com o Estado Islâmico, onde os "Peshmerga",  liderados pelo General Sirwan Barzani, tentam proteger a capital curda Erbil. A equipa de reportagem presenciou vários combates e conseguiu uma entrevista com o Presidente do Curdistão, Masoud Barzani, que raramente abre as portas aos meios de comunicação social.

"Curdistão, a luta contra o Estado Islâmico", para ver esta quinta-feira, na Grande Reportagem SIC.


Jornalista: Henrique Cymerman

Imagem: Davicito Cohen; Yair Cymerman

Edição de Imagem: Ilan Wechsler

Grafismo: Marta Coelho

Colorista: José Dias

Pós-produção Áudio:  Octaviano Rodrigues

Produção: Yael Kehat

Coordenação: Cândida Pinto

Direção: Rodrigo Guedes de Carvalho; Alcides Vieira

 


 

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.