sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Viagem ao Japão

Viagem ao Japão

Caminha com pequenos passos, de pele pálida, coberta cuidadosamente com o pó branco. Os olhos de menina contrastam com o arrojado batom vermelho. Pela rua, sem parar, sorri, timidamente, perante as máquinas fotográficas que disparam de todo o lado. Tem apenas 16 anos e na escola, que lhe traça o destino, estuda para ser um dia uma gueixa. Numa das mais famosas ruas de Kioto, a tradição milenar resiste num país moderno e serve de ponto de partida à viagem... "Viagem ao Japão" é uma Grande Reportagem que o convida a conhecer, em 35 minutos, um país de contrastes.

Estivemos em escolas públicas, onde o Estado dispensa as empregadas de limpeza porque são os próprios alunos que limpam as salas de aulas.

Entrámos no maior projeto de engenharia do mundo, nos subsolos de Tóquio.

Voltámos ao Leste do Japão depois do sismo que, há quatro anos, destruiu a região. Em Fukushima, mantém-se a zona de exclusão que obrigou milhares de famílias a abandonar as casas. E quatro anos depois, por todo lado, continuam os trabalhos de limpeza da terra radioativa, que o Governo guarda em enormes sacos negros espalhados pela região. Em Sendai, há milhares de pessoas que continuam a viver em contentores que servem de casa. Histórias de solidão e de coragem. De quem tudo perdeu e soube recomeçar.

E no país que mais peixe se consome por pessoa, o sushi é tema obrigatório. A gastronomia deixa saudades a quem aprecia um bom prato de peixe se cru. Do alto mar até ao prato. Passámos pelo maior mercado de peixe de Tóquio e do mundo, onde, este ano um só atum foi vendido por mais de 30 mil euros.

E mudando radicalmente de assunto, porque a viagem é longa e diversa. O desafio é também para conhecer os balneários públicos no Japão, há quem saia de casa para tomar banho na rua, ricos e pobres, é um negócio de sucesso garantido no país.

O país do Sol nascente pelo qual se apaixonaram José Botelho e Marta Morais, ambos casados hoje com japoneses. Marta vive num templo budista, José tenta deixar uma marca na gastronomia japonesa, influenciada pelos portugueses há cerca de 500 anos. Tem um restaurante em Osaka.

Uma "Viagem ao Japão", mais de nove cidades, por terra e pelo mar, da educação, à economia, da religião, à engenharia, da pesca à gastronomia.
Vidas, da vida japonesa.

FICHA TÉCNICA:
jornalista - Ana Peneda Moreira
imagem - Odacir Júnior
edição de imagem - Rui Félix
grafismo - Sérgio Maduro
produção - Ana Peneda Moreira, Diana Matias, Renata Cardoso (estagiária)
colorista - José Dias
pós-produção-áudio - Octaviano Rodrigues
coordenação de Cândida Pinto
direção - Rodrigo Guedes de Carvalho e Alcides Vieira

Agradecimentos à Embaixada do Japão em Portugal.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Votações sobre o mapa judiciário geram tensão no Parlamento
    2:01

    País

    O momento das votações no Parlamento ficou marcado por alguma tensão. Depois de aprovadas, em comissão, as alterações ao mapa judiciário, o PSD opôs-se a que o diploma fosse votado em plenário, uma vez que não fazia parte da versão inicial do guião de votações. A esquerda acusou os sociais-democratas de terem motivações estritamente políticas e não regimentais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.