sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Viagem ao Japão

Viagem ao Japão

Caminha com pequenos passos, de pele pálida, coberta cuidadosamente com o pó branco. Os olhos de menina contrastam com o arrojado batom vermelho. Pela rua, sem parar, sorri, timidamente, perante as máquinas fotográficas que disparam de todo o lado. Tem apenas 16 anos e na escola, que lhe traça o destino, estuda para ser um dia uma gueixa. Numa das mais famosas ruas de Kioto, a tradição milenar resiste num país moderno e serve de ponto de partida à viagem... "Viagem ao Japão" é uma Grande Reportagem que o convida a conhecer, em 35 minutos, um país de contrastes.

Estivemos em escolas públicas, onde o Estado dispensa as empregadas de limpeza porque são os próprios alunos que limpam as salas de aulas.

Entrámos no maior projeto de engenharia do mundo, nos subsolos de Tóquio.

Voltámos ao Leste do Japão depois do sismo que, há quatro anos, destruiu a região. Em Fukushima, mantém-se a zona de exclusão que obrigou milhares de famílias a abandonar as casas. E quatro anos depois, por todo lado, continuam os trabalhos de limpeza da terra radioativa, que o Governo guarda em enormes sacos negros espalhados pela região. Em Sendai, há milhares de pessoas que continuam a viver em contentores que servem de casa. Histórias de solidão e de coragem. De quem tudo perdeu e soube recomeçar.

E no país que mais peixe se consome por pessoa, o sushi é tema obrigatório. A gastronomia deixa saudades a quem aprecia um bom prato de peixe se cru. Do alto mar até ao prato. Passámos pelo maior mercado de peixe de Tóquio e do mundo, onde, este ano um só atum foi vendido por mais de 30 mil euros.

E mudando radicalmente de assunto, porque a viagem é longa e diversa. O desafio é também para conhecer os balneários públicos no Japão, há quem saia de casa para tomar banho na rua, ricos e pobres, é um negócio de sucesso garantido no país.

O país do Sol nascente pelo qual se apaixonaram José Botelho e Marta Morais, ambos casados hoje com japoneses. Marta vive num templo budista, José tenta deixar uma marca na gastronomia japonesa, influenciada pelos portugueses há cerca de 500 anos. Tem um restaurante em Osaka.

Uma "Viagem ao Japão", mais de nove cidades, por terra e pelo mar, da educação, à economia, da religião, à engenharia, da pesca à gastronomia.
Vidas, da vida japonesa.

FICHA TÉCNICA:
jornalista - Ana Peneda Moreira
imagem - Odacir Júnior
edição de imagem - Rui Félix
grafismo - Sérgio Maduro
produção - Ana Peneda Moreira, Diana Matias, Renata Cardoso (estagiária)
colorista - José Dias
pós-produção-áudio - Octaviano Rodrigues
coordenação de Cândida Pinto
direção - Rodrigo Guedes de Carvalho e Alcides Vieira

Agradecimentos à Embaixada do Japão em Portugal.

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.