sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

A Corrida, as presidenciais na Grande Reportagem

HOJE NA SIC

A Corrida, as presidenciais na Grande Reportagem

A pouco mais de um mês das eleições presidenciais, a SIC acompanha o galope das sondagens e segue a corrida dos três candidatos que vão à frente: Marcelo Rebelo de Sousa, Maria de Belém Roseira e António Sampaio da Nóvoa. O perfil dos três aspirantes ao principal cargo da Nação, contado pelos próprios e pelos que lhe estão mais próximos; a análise ao detalhe do percurso e da vida; os pontos mais sonantes dos respetivos currículos; os momentos mais dissonantes da já longa jornada dos três.

ESTA QUINTA-FEIRA, 17 DE DEZEMBRO, NO JORNAL DA NOITE E EM VERSÃO INTERATIVA ONLINE

Marcelo, 67 anos, Belém 66, António 61.

Marcelo, professor catedrático, foi diretor do Expresso e, sem ter sido fundador, esteve na fundação do PPD, em 1974, com Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão. Filho de um homem do antigo regime, Baltazar Rebelo de Sousa, um amigo muito próximo de Marcello Caetano, Marcelo Nuno esteve quase a ser afilhado do sucessor de António de Oliveira Salazar. "A política está-lhe no sangue", dizia-nos Diogo Freitas do Amaral, um dos seus mais fervorosos apoiantes.

Maria de Belém Roseira, antiga presidente do PS, antiga ministra da saúde e da igualdade nos dois governos de António Guterres, está sob o holofotes da vida pública há mais de 40 anos. Conquistou o título de governante mais popular no primeiro governo de António Guterres, sem se livrar das críticas duras de dois dos seus sucessores na pasta, Manuela Arcanjo e António Correia de Campos.

António Sampaio da Nóvoa, 61 anos, o mais novo dos três, entrou no palco dos media em 2012, na sequência do convite de Cavaco Silva para presidir às comemorações do 10 de junho. Sampaio da Nóvoa deixou a pairar um discurso de esperança, pleno de frases que ficam no ouvido, mas que o tempo se encarregaria de esvaziar. Reitor honorário da Universidade de Lisboa, agita a que considera ser a sua principal bandeira: a fusão entre as universidades Clássica e Técnica.

A Corrida é uma grande reportagem de Pedro Coelho e Luís Pinto (imagem), edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Patrícia Reis; design visual de Alexandre Ferrada; colorista José Dias; apoio de imagem José Silva; editora de conteúdos interativos Ana Rita Sena; produção Marta Barreiros; pesquisa e documentação Inês Rodrigues (estagiária); pós-produção áudio Octaviano Rodrigues; drone HD Fly; coordenação Cândida Pinto; direção Alcides Vieira e Rodrigo Guedes de Carvalho. Agradecimentos: Centro Equestre da Maia; Biblioteca de S. Lázaro.

  • "O que mais tem havido nesta altura são respostas precipitadas"
    7:21

    Opinião

    Foi um "debate contigo" o de hoje, no Parlamento, sobretudo no frente-a-frente entre António Costa e Passos Coelho, na opinião de Bernardo Ferrão. O subdiretor de informação da SIC sublinha uma declaração "mortal" do primeiro-ministro, quando este disse que "ninguém quer respostas precipitadas". Por outro lado, a comissão técnica independente pedida pelo PSD pode virar-se contra o próprio partido.

    Bernardo Ferrão

  • Fuzileiros continuam no terreno a ajudar população
    3:03
  • Cozido ou empanadas chilenas para o jantar?
    5:20

    Taça das Confederações

    Portugal e Chile defrontam-se esta quarta-feira em jogo das meias-finais da Taça das Confederações. O jornalista Gonçalo Azevedo Ferreira fala sobre as previsões da imprensa chilena para o encontro, revela alguns dados sobre as presenças de Portugal e Chile em grandes competições e mostra, através das redes sociais, o lado mais descontraído da antevisão deste duelo.

  • Portugal vai pagar 3.500 milhões ao FMI até agosto
    1:18

    Economia

    Portugal vai pagar, até agosto, 3.500 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional. Mil milhões seguem já na sexta-feira. A antecipação do pagamento foi esta quarta-feira formalmente autorizada pelos parceiros e credores europeus.

  • Trump volta a criticar as chamadas "fake news"

    Mundo

    O Presidente norte-americano voltou a criticar aquilo a que chama de "fake news", em português "notícias falsas". Através da rede social twitter, Donald Trump diz que o jornal New York Times "nem sequer liga para verificar os factos e que, por isso, dá notícias falsas".

  • Família Obama de férias na Indonésia

    Mundo

    Das águas claras de Bali aos encantos dos templos de Java, o antigo Presidente norte-americano Barack Obama levou a esposa e as filhas de férias numa aventura de (re)descobertas por um país onde Obama viveu durante quatro anos da sua infância.

    SIC

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44
  • Desacatos no aeroporto de Faro deixam turistas britânicos em terra
    1:46

    País

    Cinco pessoas, que integravam o grupo de turistas britânicos que nos últimos dias causou desacatos em Albufeira, foram ontem impedidas de regressar a Inglaterra. Agressões no aeroporto e desacatos à entrada do avião levaram os comandantes de dois voos a recusar levar aqueles passageiros.