sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

A verdade sobre a mentira

SIC

"Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade calça os seus sapatos" O suposto apoio do Papa a Donald Trump. O santo Padre que teria cancelado a viagem a Portugal. A alegada ligação entre Hillary Clinton e um agente do FBI que se suicidou. Manifestantes pagos para protestarem contra o presidente dos Estados Unidos da América. Refugiados apontados como terroristas. Migrantes e abusos sexuais na Alemanha. O hino de Portugal e a possibilidade de uma nova versão, mais atual. Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade.

São notícias falsas fabricadas com o registo de sátira, ou por motivos financeiros e políticos.

As “Fake News”, mais que tudo, vão ao encontro das expectativas e emoções de quem as lê.

A Grande Reportagem "A verdade sobre a mentira" mostra quem as faz e quem as partilha, coloca em cima da mesa os riscos para a democracia, assinala os desafios e aponta aquele que pode vir a ser o caminho, numa rede onde "Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade ainda está a calçar os sapatos".

Para ver esta quinta-feira, no Jornal da Noite da SIC

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.