sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

A verdade sobre a mentira

SIC

"Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade calça os seus sapatos" O suposto apoio do Papa a Donald Trump. O santo Padre que teria cancelado a viagem a Portugal. A alegada ligação entre Hillary Clinton e um agente do FBI que se suicidou. Manifestantes pagos para protestarem contra o presidente dos Estados Unidos da América. Refugiados apontados como terroristas. Migrantes e abusos sexuais na Alemanha. O hino de Portugal e a possibilidade de uma nova versão, mais atual. Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade.

São notícias falsas fabricadas com o registo de sátira, ou por motivos financeiros e políticos.

As “Fake News”, mais que tudo, vão ao encontro das expectativas e emoções de quem as lê.

A Grande Reportagem "A verdade sobre a mentira" mostra quem as faz e quem as partilha, coloca em cima da mesa os riscos para a democracia, assinala os desafios e aponta aquele que pode vir a ser o caminho, numa rede onde "Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade ainda está a calçar os sapatos".

Para ver esta quinta-feira, no Jornal da Noite da SIC

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22