sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Grande Reportagem - "Muros"

Esta 4ª feira no Jornal da Noite

SIC

Em ano de eleições em França e na Alemanha, a Grande Reportagem viaja por estes dois países e também pela Hungria. Procura tomar o pulso aos europeus neste ano decisivo, perceber o impacto dos refugiados no velho continente, saber dos muros reais e imaginários que se erguem.

Sérgio Melo emigrou de Castelo de Paiva para Dresden, na Alemanha. Depara-se diariamente com olhares que não apreciam a sua presença por ser estrangeiro. Dresden é a cidade onde nasceu o movimento PEGIDA contra quem não é dali.

Mickael Fernandes, filho de imigrantes portugueses já nasceu em França, Apaixonado pela politica tem visto, no norte de França, muitos votos de esquerda desviarem-se para a Frente Nacional de Marine Le Pen.

Na Hungria, há uma democracia iliberal em crescimento. O populismo do governo alimenta-se de uma propaganda anti-imigração. O muro na fronteira com a Sérvia é vigiado noite e dia por milhares de militares e policias.

No ano da queda do Muro de Berlim existiam 15 muros no mundo, hoje serão cerca de 70. Após 60 anos de União Europeia crescem dúvidas e crescem muros.

Jornalista: Cândida Pinto

Repórter de imagem: Rogério Esteves

Edição de Imagem: Andres Gutierrez

Grafismo: Patrícia Reis

Colorista: Rui Branquinho

Pós produção audio: Octaviano Rodrigues

Legendagem: Carla Costa

Consultor / Hungria: José Reis Santos

Produção: Diana Matias

Coordenação: Cândida Pinto

Direção: Ricardo Costa

  • "Tudo o que se está a passar no Sporting tem um único responsável: Bruno de Carvalho"
    7:08
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC

  • Parabéns! Portugal faz hoje 839 anos

    País

    É dia de cantar os parabéns. Portugal celebra esta quarta-feira 839 anos, depois de a 23 de maio de 1179 o Papa Alexandre III ter emitido a bula "Manifestis Probatum" onde reconhece o território como reino independente.

    SIC

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • Presidente da República apoia reforma "quanto antes" do Tribunal de Contas
    1:13

    País

    O Presidente da República defendeu esta manhã uma reforma do Tribunal de Contas para que se adeque a lei que prevê o controlo das entidades públicas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, se a lei der melhores meios de controlo e for de mais rápida aplicação, vai dissuadir casos de má gestão de dinheiros públicos que acabam por resultar em crimes.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.