sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Grande Reportagem - "Muros"

Esta 4ª feira no Jornal da Noite

SIC

Em ano de eleições em França e na Alemanha, a Grande Reportagem viaja por estes dois países e também pela Hungria. Procura tomar o pulso aos europeus neste ano decisivo, perceber o impacto dos refugiados no velho continente, saber dos muros reais e imaginários que se erguem.

Sérgio Melo emigrou de Castelo de Paiva para Dresden, na Alemanha. Depara-se diariamente com olhares que não apreciam a sua presença por ser estrangeiro. Dresden é a cidade onde nasceu o movimento PEGIDA contra quem não é dali.

Mickael Fernandes, filho de imigrantes portugueses já nasceu em França, Apaixonado pela politica tem visto, no norte de França, muitos votos de esquerda desviarem-se para a Frente Nacional de Marine Le Pen.

Na Hungria, há uma democracia iliberal em crescimento. O populismo do governo alimenta-se de uma propaganda anti-imigração. O muro na fronteira com a Sérvia é vigiado noite e dia por milhares de militares e policias.

No ano da queda do Muro de Berlim existiam 15 muros no mundo, hoje serão cerca de 70. Após 60 anos de União Europeia crescem dúvidas e crescem muros.

Jornalista: Cândida Pinto

Repórter de imagem: Rogério Esteves

Edição de Imagem: Andres Gutierrez

Grafismo: Patrícia Reis

Colorista: Rui Branquinho

Pós produção audio: Octaviano Rodrigues

Legendagem: Carla Costa

Consultor / Hungria: José Reis Santos

Produção: Diana Matias

Coordenação: Cândida Pinto

Direção: Ricardo Costa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.