sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Grande Reportagem - "Muros"

Esta 4ª feira no Jornal da Noite

SIC

Em ano de eleições em França e na Alemanha, a Grande Reportagem viaja por estes dois países e também pela Hungria. Procura tomar o pulso aos europeus neste ano decisivo, perceber o impacto dos refugiados no velho continente, saber dos muros reais e imaginários que se erguem.

Sérgio Melo emigrou de Castelo de Paiva para Dresden, na Alemanha. Depara-se diariamente com olhares que não apreciam a sua presença por ser estrangeiro. Dresden é a cidade onde nasceu o movimento PEGIDA contra quem não é dali.

Mickael Fernandes, filho de imigrantes portugueses já nasceu em França, Apaixonado pela politica tem visto, no norte de França, muitos votos de esquerda desviarem-se para a Frente Nacional de Marine Le Pen.

Na Hungria, há uma democracia iliberal em crescimento. O populismo do governo alimenta-se de uma propaganda anti-imigração. O muro na fronteira com a Sérvia é vigiado noite e dia por milhares de militares e policias.

No ano da queda do Muro de Berlim existiam 15 muros no mundo, hoje serão cerca de 70. Após 60 anos de União Europeia crescem dúvidas e crescem muros.

Jornalista: Cândida Pinto

Repórter de imagem: Rogério Esteves

Edição de Imagem: Andres Gutierrez

Grafismo: Patrícia Reis

Colorista: Rui Branquinho

Pós produção audio: Octaviano Rodrigues

Legendagem: Carla Costa

Consultor / Hungria: José Reis Santos

Produção: Diana Matias

Coordenação: Cândida Pinto

Direção: Ricardo Costa

  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.