sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

A caminho dos 100 anos

A caminho dos 100 anos

Milhões de fiéis rumam todos os anos a Fátima desde 1917. A maioria é do norte de Portugal. Os retratos mediáticos das multidões de peregrinos a pé centram-se sobretudo na caminhada, na emoção do momento, na explicação das motivações. A Grande Reportagem foi mais longe. Acompanhou por dentro dois grupos de peregrinos, de Vila Real e de Évora, e foi depois ao encontro do quotidiano de cada um.

Conhecemos assim um mineiro, um professor que é diácono, uma empregada doméstica, uma contabilista, um emigrante, um funcionário das finanças, uma administrativa hospitalar, uma assistente social, um militar da GNR, uma empresária. Em comum têm uma devoção que nem sempre sabem explicar. Entre convicções e dúvidas de fé, o que fazem, o que pensam, quem estes homens e mulheres que se fazem aos caminhos de Fátima?

"A caminho dos 100 anos" é um trabalho dos jornalistas Carlos Rico, Joaquim Franco e Rui Teixeira, com imagem de José Silva, Miguel Cabral e Pedro Carpinteiro, edição de imagem de Andres Gutierrez e António Soares, produção de Diana Matias e Ana Luísa Barroso e grafismo de Sérgio Maduro.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22