sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Crianças no Daesh, uma infância roubada

Esta terça e quarta-feira, no Jornal da Noite

"Crianças no Daesh" é uma Grande Reportagem de Henrique Cymerman, filmada na zona de Mosul no Iraque, sobre o drama de milhares de meninos raptados pelo Estado Islâmico e transformados em terroristas suicidas e soldados, logo a partir dos três anos.

A reportagem mostra como uma equipa de resgate tenta libertar das mãos do ISIS crianças e meninas dos 3 aos 15 anos. São crianças e adolescentes que passaram longos períodos nas mãos do Daesh, movimento que chegou a controlar metade da Síria e metade do Iraque.

Na reportagem mostramos como Shahala, uma jovem de 11 anos, é libertada de Mosul durante uma dramática operação que seguimos e revelamos minuto a minuto, acompanhando a equipa de resgate da organização "Springs of Hope".

Um dos protagonistas, Akram, de 10 anos, mostra-nos como os homens do Estado Islâmico o ensinaram a matar e a cortar o pescoço de seres humanos, começando os "treinos" com bonecas, depois com gatos, cães, e por fim, com pessoas. Akram disse-nos a certo momento: "Se continuarem a falar em inglês vou ter de os matar."

  • AR começa hoje a votar OE e mais de 600 alterações dos partidos

    Economia

    Entre os temas que deverão marcar os próximos dias de debate e das votações relativas à proposta orçamental de 2018, cuja votação final global será na segunda-feira, estão as medidas relacionadas com os incêndios, as alterações ao regime simplificado de IRS, as carreiras na função pública (e em especial a dos professores) e as cativações de despesa.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Costa reforça apoio à transição democrática na Tunísia
    1:36

    Mundo

    As exportações portuguesas para a Tunísia têm vindo a crescer e o país ocupa já a 30.ª posição na lista de maiores compradores. António Costa está de visita a Tunes, na Tunísia, para uma cimeira entre os dois países, onde reforçou o apoio à transição democrática na Tunísia, como explica o enviado da SIC Ricardo Madeira Silva.

    Enviados SIC