sicnot

Perfil

A Ruína

Os argumentos dos juízes contra os emigrantes lesados do BES: excerto da Grande Reportagem

Hoje no Jornal da Noite

Os argumentos dos juízes contra os emigrantes lesados do BES: excerto da Grande Reportagem

Os emigrantes lesados que aplicaram as poupanças do BES estão a perder quase todos os processos na justiça. No 2.º episódio da Grande Reportagem "A Ruína", mostramos-lhe os argumentos dos juízes do Tribunal Central Cível de Lisboa. A derrota dos emigrantes na justiça traduz-se em desespero e desconfiança. Veja aqui o excerto de "Justiça Cega", que estreia hoje no Jornal da Noite.

A equipa de jornalistas da SIC que realizou a série de Grande Reportagem “Assalto ao Castelo” regressa com "A Ruína". O fio condutor é, de novo, o universo BES.

"A Ruína" detalha a forma como o banco de Ricardo Salgado conseguiu convencer 8 mil emigrantes a comprarem 723 milhões de euros de ações preferenciais de veículos financeiros esculpidos pelo BES. A dar fortes sinais de contaminação pelo peso da dívida das empresas do grupo Espírito Santo desde 2009, o banco viu-se forçado a encontrar formas rápidas de gerar liquidez. Entre 2012 e 2014 os emigrantes, financeiramente iletrados, foram o alvo. E o BES vendeu-lhes títulos de dívida do banco e das empresas falidas do grupo que só poderiam ser transformados em dinheiro em 2047 - 2051. Que esquema inventou o BES para convencer estes 8 mil emigrantes a investirem no risco e no incerto?

Veja o Episódio 2 – “Justiça Cega”, quinta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

(Re)veja aqui o Episódio 1 - O Conto do Vigário

  • E se o BES renascesse das cinzas como a fénix?
    0:44

    A Ruína

    Por que razão associamos o BES à fénix, pássaro da mitologia grega que renascia das próprias cinzas? As decisões da Justiça têm como base as decisões do Banco de Portugal que, em dezembro de 2015, transferiram as poupanças dos emigrantes do Novo Banco para o "banco mau". Em paralelo, aguarda-se uma decisão do tribunal administrativo que pode, pura e simplesmente, reverter o processo. Difícil? Ainda assim, mais fácil do que a fénix renascer das cinzas… Para ver hoje no Jornal da Noite, "Justiça Cega", o segundo episódio da Grande Reportagem "A Ruína".

  • A revolta dos emigrantes lesados do BES perante a (in)justiça
    0:51

    A Ruína

    A Justiça portuguesa não dá razão aos lesados do BES. Os juízes do Tribunal Cível de Lisboa negam indemnizações aos emigrantes. Entendem que as poupanças não transitaram para o Novo Banco e que os lesados não têm direto de as recuperar. António Ferreira Fernandes é um dos emigrantes a quem foi negado esse direito. Vamos conhecê-lo no 2.º episódio da Grande Reportagem "A Ruína- Justiça Cega", esta quinta-feira no Jornal da Noite.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27