sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

O consumo de drogas na União Europeia

Hoje às 18:30

Em 2014, foram detetadas em média, na União Europeia, duas novas substâncias psicoativas por semana, segundo informações recentemente divulgadas pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA). No total, o Sistema de Alerta Rápido da UE recebeu 101 notificações de novas substâncias em 2014 (81 em 2013), mantendo-se, assim, a tendência para o aumento do número de substâncias notificadas anualmente.

Esta semana no Sociedade das Nações, o diretor do EMCDDA analisa as tendências atuais do consumo de drogas e explica como tem evoluído a política europeia de combate à droga. Wolfgang Götz discute ainda o que tem mudado no consumo em Portugal e traça o perfil do país em comparação com outros estados da UE. 

O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência nasceu em 1993 e tem sede em Lisboa desde 1995. O principal objetivo do Observatório é reunir e analisar informação independente e baseada em dados científicos para que a UE e os seus estados possam discutir o tema e definir uma estratégia esclarecida de combate ao consumo e tráfico de droga.
  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.