sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

O consumo de drogas na União Europeia

Hoje às 18:30

Em 2014, foram detetadas em média, na União Europeia, duas novas substâncias psicoativas por semana, segundo informações recentemente divulgadas pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA). No total, o Sistema de Alerta Rápido da UE recebeu 101 notificações de novas substâncias em 2014 (81 em 2013), mantendo-se, assim, a tendência para o aumento do número de substâncias notificadas anualmente.

Esta semana no Sociedade das Nações, o diretor do EMCDDA analisa as tendências atuais do consumo de drogas e explica como tem evoluído a política europeia de combate à droga. Wolfgang Götz discute ainda o que tem mudado no consumo em Portugal e traça o perfil do país em comparação com outros estados da UE. 

O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência nasceu em 1993 e tem sede em Lisboa desde 1995. O principal objetivo do Observatório é reunir e analisar informação independente e baseada em dados científicos para que a UE e os seus estados possam discutir o tema e definir uma estratégia esclarecida de combate ao consumo e tráfico de droga.
  • Tribunal de Contas apresentou reservas em relação ao SIRESP em 2006

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O Tribunal de Contas avisou em 2006 que o Estado poderia sair prejudicado nos moldes em que o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) estava a ser desenhado. De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, terão sido a ausência de um concurso público, a falta de tempo para a apresentação de propostas e mexidas no caderno de encargos a motivar as reservas do tribunal.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29
  • Bispo do Mali terá contas na Suíça com 12 M€
    1:49

    Mundo

    Há uma polémica a envolver um novo cardeal da Igreja católica. Um bispo do Mali, escolhido pelo Papa para o colégio cardinalício, está a ser relacionado com contas na Suíça onde estarão depositados milhões de euros. A cerimónia que o fará cardeal está marcada para hoje.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.