sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

O consumo de drogas na União Europeia

Hoje às 18:30

Em 2014, foram detetadas em média, na União Europeia, duas novas substâncias psicoativas por semana, segundo informações recentemente divulgadas pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA). No total, o Sistema de Alerta Rápido da UE recebeu 101 notificações de novas substâncias em 2014 (81 em 2013), mantendo-se, assim, a tendência para o aumento do número de substâncias notificadas anualmente.

Esta semana no Sociedade das Nações, o diretor do EMCDDA analisa as tendências atuais do consumo de drogas e explica como tem evoluído a política europeia de combate à droga. Wolfgang Götz discute ainda o que tem mudado no consumo em Portugal e traça o perfil do país em comparação com outros estados da UE. 

O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência nasceu em 1993 e tem sede em Lisboa desde 1995. O principal objetivo do Observatório é reunir e analisar informação independente e baseada em dados científicos para que a UE e os seus estados possam discutir o tema e definir uma estratégia esclarecida de combate ao consumo e tráfico de droga.
  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23
  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar
    2:33
  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01