sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A independência da Lituânia

A Lituânia celebra os 25 anos de independência da antiga união soviética. Milhares de pessoas participaram no desfile anual em Vilnius, marcado pelo debate sobre a mobilização de forças da NATO para os países bálticos, face ao conflito na Ucrânia. Nas celebrações no parlamento, a atual presidente Dalia Grybauskaite pediu aos lituanos para terem força e coragem à medida que "o ruído das armas volta a ser ouvido" vindo de leste. 

No seu discurso nas celebrações, Vytautas Landsbergis, o primeiro presidente da Lituânia após a independência, afirmou que a liberdade não pode ser considerada como um facto adquirido. "Se a agressão dos loucos é imparável e se o império quer retomar as suas antigas colónias, a nossa história de sucesso pode tornar-se temporária" advertiu Landsbergis.

Esta semana no Sociedade das Nações, o primeiro chefe de estado da Lituânia independente lembra os dias conturbados de 1990. Vytautas Landsbergis analisa as principais dificuldades depois da independência e comenta a atual situação na Ucrânia e a política de Vladimir Putin.  
  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.