sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A origem do Mal

Terrorismo. Violência urbana. As decapitações anunciadas do Dito estado islâmico. Genocídios e holocaustos. Deportações em massa. Guerras civis, guerras internacionais, guerras totais. Crimes contra a humanidade. Políticos corruptos, banqueiros ladrões, empresários sem escrúpulos, religiosos abusadores, bandidos disfarçados de revolucionários ou reacionários. Tudo isto faz parte da grande telenovela da informação contemporânea.

Richard Kearney, um dos grandes filósofos contemporâneos

Richard Kearney, um dos grandes filósofos contemporâneos

No coração desses acontecimentos parece sempre estar o Mal. Mas, precisamente, o que é que queremos dizer, quando falamos do Mal? Richard Kearney, um dos grandes filósofos contemporâneos, professor na Sorbonne e no Boston College, tem sido um dos autores que mais se debruça sobre o problema do Mal na História e nas Sociedades.

 

Esta semana no Sociedade das Nações, Richard Kearney explica a diferença entre o Mal natural e o Mal humano. O professor de Filosofia procura ainda respostas para a origem do Mal e explicações para que, apesar das mudanças de valores nas sociedades, a ideia de Mal possa prevaleça.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC