sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A origem do Mal

Terrorismo. Violência urbana. As decapitações anunciadas do Dito estado islâmico. Genocídios e holocaustos. Deportações em massa. Guerras civis, guerras internacionais, guerras totais. Crimes contra a humanidade. Políticos corruptos, banqueiros ladrões, empresários sem escrúpulos, religiosos abusadores, bandidos disfarçados de revolucionários ou reacionários. Tudo isto faz parte da grande telenovela da informação contemporânea.

Richard Kearney, um dos grandes filósofos contemporâneos

Richard Kearney, um dos grandes filósofos contemporâneos

No coração desses acontecimentos parece sempre estar o Mal. Mas, precisamente, o que é que queremos dizer, quando falamos do Mal? Richard Kearney, um dos grandes filósofos contemporâneos, professor na Sorbonne e no Boston College, tem sido um dos autores que mais se debruça sobre o problema do Mal na História e nas Sociedades.

 

Esta semana no Sociedade das Nações, Richard Kearney explica a diferença entre o Mal natural e o Mal humano. O professor de Filosofia procura ainda respostas para a origem do Mal e explicações para que, apesar das mudanças de valores nas sociedades, a ideia de Mal possa prevaleça.

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.