sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A origem do Mal

Terrorismo. Violência urbana. As decapitações anunciadas do Dito estado islâmico. Genocídios e holocaustos. Deportações em massa. Guerras civis, guerras internacionais, guerras totais. Crimes contra a humanidade. Políticos corruptos, banqueiros ladrões, empresários sem escrúpulos, religiosos abusadores, bandidos disfarçados de revolucionários ou reacionários. Tudo isto faz parte da grande telenovela da informação contemporânea.

Richard Kearney, um dos grandes filósofos contemporâneos

Richard Kearney, um dos grandes filósofos contemporâneos

No coração desses acontecimentos parece sempre estar o Mal. Mas, precisamente, o que é que queremos dizer, quando falamos do Mal? Richard Kearney, um dos grandes filósofos contemporâneos, professor na Sorbonne e no Boston College, tem sido um dos autores que mais se debruça sobre o problema do Mal na História e nas Sociedades.

 

Esta semana no Sociedade das Nações, Richard Kearney explica a diferença entre o Mal natural e o Mal humano. O professor de Filosofia procura ainda respostas para a origem do Mal e explicações para que, apesar das mudanças de valores nas sociedades, a ideia de Mal possa prevaleça.

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57