sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

O acordo nuclear com o Irão

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Javad Zarif, é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. A adoção, pela comissão dos Negócios Estrangeiros do Senado norte-americano, de uma proposta de lei que fornece ao Congresso, dominado pelos republicanos, a possibilidade de intervenção no acordo final sobre o nuclear iraniano é um dos temas em destaque. 

O grupo das grandes potências designado 5+1 que inclui os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) e a Alemanha, manteve negociações com o Irão em Lausanne desde 26 de março. A 2 de abril, a União Europeia, que serviu de mediador, e o Irão anunciaram um acordo provisório que sugere um controlo estrito do programa nuclear iraniano para assegurar que Teerão não desenvolve armamento nuclear, em troca do levantamento das sanções internacionais que estrangulam a economia iraniana. 

Javad Zarif defende que os Estados Unidos são responsáveis pela aplicação dos acordos internacionais assinados e garante que o Irão responsabilizará o Congresso e o Presidente pelo não-cumprimento das suas obrigações