sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

O acordo nuclear com o Irão

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Javad Zarif, é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. A adoção, pela comissão dos Negócios Estrangeiros do Senado norte-americano, de uma proposta de lei que fornece ao Congresso, dominado pelos republicanos, a possibilidade de intervenção no acordo final sobre o nuclear iraniano é um dos temas em destaque. 

O grupo das grandes potências designado 5+1 que inclui os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) e a Alemanha, manteve negociações com o Irão em Lausanne desde 26 de março. A 2 de abril, a União Europeia, que serviu de mediador, e o Irão anunciaram um acordo provisório que sugere um controlo estrito do programa nuclear iraniano para assegurar que Teerão não desenvolve armamento nuclear, em troca do levantamento das sanções internacionais que estrangulam a economia iraniana. 

Javad Zarif defende que os Estados Unidos são responsáveis pela aplicação dos acordos internacionais assinados e garante que o Irão responsabilizará o Congresso e o Presidente pelo não-cumprimento das suas obrigações 
  • Ministra tem condições para ficar?
    1:57
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • Os testemunhos emocionados de quem perdeu quase tudo nos fogos
    2:10
  • A primeira moção de censura ao fim de quase dois anos
    1:42

    País

    O CDS-PP avançou com uma moção de censura ao Governo, perante o que chama de falha do Governo na proteção das pessoas. O PSD apoia a iniciativa. António Costa fala num ato natural da democracia. Esta é a primeira moção de censura que o Governo socialista enfrenta ao fim de quase dois anos de mandato.

  • "Agora é tempo de decidir e executar"
    1:27

    País

    O primeiro-ministro reuniu-se esta terça-feira com os autarcas das zonas mais afetadas pelos incêndios e visitou os feridos, que continuam internados no Hospital de Coimbra. António Costa diz que o tempo das respostas começa agora.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.