sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

O acordo nuclear com o Irão

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Javad Zarif, é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. A adoção, pela comissão dos Negócios Estrangeiros do Senado norte-americano, de uma proposta de lei que fornece ao Congresso, dominado pelos republicanos, a possibilidade de intervenção no acordo final sobre o nuclear iraniano é um dos temas em destaque. 

O grupo das grandes potências designado 5+1 que inclui os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) e a Alemanha, manteve negociações com o Irão em Lausanne desde 26 de março. A 2 de abril, a União Europeia, que serviu de mediador, e o Irão anunciaram um acordo provisório que sugere um controlo estrito do programa nuclear iraniano para assegurar que Teerão não desenvolve armamento nuclear, em troca do levantamento das sanções internacionais que estrangulam a economia iraniana. 

Javad Zarif defende que os Estados Unidos são responsáveis pela aplicação dos acordos internacionais assinados e garante que o Irão responsabilizará o Congresso e o Presidente pelo não-cumprimento das suas obrigações 
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.