sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A recuperação económica da Irlanda

A Grécia decidiu dar um novo impulso às negociações com os credores europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI) e e remodelou a equipa de negociadores. A coordenar esta equipa estará Euclides Tsakalotos, ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros responsável pelas relações económicas internacionais. Tsakalotos, 55 anos, tem um perfil discreto, em contraste com o muito mediático ministro das Finanças, Yanis Varoufakis. 

Esta mudança surge depois da reunião informal de ministros das Finanças da zona euro, em Riga, durante a qual terá havido um ambiente hostil em relação a Varoufakis, aparentemente responsabilizado pela ausência de progressos nas negociações sobre o financiamento ao país. A crise grega e o longo processo de negociações, retirou da atenção mediática o estado dos outros países intervencionados pela Troika, como a Irlanda.

Esta semana, no Sociedade das Nações, Dara Murphy, ministro para os Assuntos Europeus da Irlanda discute o processo de recuperação irlandesa. Dara Murphy entrou em funções há menos de um ano e é militante do partido de centro-direita Fine Gael que atualmente governa a Irlanda em coligação com os trabalhistas. 
  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.