sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A recuperação económica da Irlanda

A Grécia decidiu dar um novo impulso às negociações com os credores europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI) e e remodelou a equipa de negociadores. A coordenar esta equipa estará Euclides Tsakalotos, ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros responsável pelas relações económicas internacionais. Tsakalotos, 55 anos, tem um perfil discreto, em contraste com o muito mediático ministro das Finanças, Yanis Varoufakis. 

Esta mudança surge depois da reunião informal de ministros das Finanças da zona euro, em Riga, durante a qual terá havido um ambiente hostil em relação a Varoufakis, aparentemente responsabilizado pela ausência de progressos nas negociações sobre o financiamento ao país. A crise grega e o longo processo de negociações, retirou da atenção mediática o estado dos outros países intervencionados pela Troika, como a Irlanda.

Esta semana, no Sociedade das Nações, Dara Murphy, ministro para os Assuntos Europeus da Irlanda discute o processo de recuperação irlandesa. Dara Murphy entrou em funções há menos de um ano e é militante do partido de centro-direita Fine Gael que atualmente governa a Irlanda em coligação com os trabalhistas. 
  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional.