sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Os motins de Baltimore

Uma semana depois de ter sido decretado, a presidente da Câmara de Baltimore, Stephanie Rawlings-Blake, levantou a ordem de recolher obrigatório às 10 da noite na cidade. A medida tinha sido aplicada a 28 de abril na tentativa de conter as manifestações que se seguiram à morte de um jovem negro de 25 anos sob custódia policial.

© Lucas Jackson / Reuters

Freddie Gray transformou-se num novo símbolo, como já tinha acontecido com o adolescente afro-americano Michael Brown, morto a tiro por um polícia em Ferguson, Missouri, no verão de 2014, da violência policial e da atitude de desconfiança que existe entre as forças policiais e as minorias nos Estados Unidos. 

Esta semana, no Sociedade das Nações, Allan Katz, professor de Ciência Política na Universidade de Kansas City, analisa os episódios de violência urbana que se têm vivido nos Estados Unidos e as questões que se colocam sobre a relação entre as autoridades policiais e a população afro-americana. A corrida eleitoral às presidenciais americanas de 2016 é outro dos temas em destaque nesta entrevista. 
  • "Dia 25 de Abril é o dia para o Jardim Mário Soares"
    0:55

    País

    O dia da Liberdade foi também assinalado com a inauguração do Jardim Mário Soares, em Lisboa. A obra de requalificação da zona sul do Jardim do Campo Grande demorou cerca de dois anos e teve um custo de 1,2 milhões de euros. Além da plantação de novas árvores, o espaço conta com novos caminhos pedonais e mais iluminação. A cerimónia de inauguração contou com a presença dos do primeiro-ministro e dos presidentes da República, da Assembleia da República e da Câmara de Lisboa. Para Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurar este jardim neste dia foi uma ideia perfeita da Câmara de Lisboa.

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17