sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A maioria absoluta de David Cameron

O Partido Conservador de David Cameron obteve uma vitória inesperada e esmagadora nas eleições legislativas britânicas, alcançando a maioria absoluta e provocando a demissão de três dos principais dirigentes políticos do país. Com 330 deputados eleitos, mais quatro dos que os necessários para a maioria absoluta no parlamento, o primeiro-ministro britânico afirmou que estão reunidas as condições para cumprir todas as promessas eleitorais, referindo nomeadamente a redução dos impostos, a criação de emprego, os apoios às famílias e o referendo sobre a permanência do país na União Europeia (UE).

© POOL New / Reuters

Até à véspera das eleições, todas as sondagens apontavam para um empate técnico entre o Partido Conservador e o Partido Trabalhista e para um longo período de negociações para formar governo. Esta semana, no Sociedade das Nações, a embaixadora do Reino Unido em Portugal, Kirsty Hayes, comenta o resultado das eleições legislativas.

O professor de Ciência Política, John Curtice, apresenta também explicações para o que falhou nas sondagens. A vitória do partido de Nicola Sturgeon na Escócia, que elegeu 56 dos 59 deputados da região, é analisado pelo politólogo Robert Liñeira, que compara o caso escocês com o catalão. 
  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.