sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Entrevista a Garry Kasparov

Garry Kasparov é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. Arménio nascido no Azerbaijão, ainda no tempo da URSS, Kasparov transformou-se na maior lenda do xadrez mundial, depois de ganhar o título máximo aos 22 anos.

© Sergei Karpukhin / Reuters

A sua carreira ganhou uma segunda vida, quando se envolveu no ativismo político a favor das liberdades civis em Moscovo. Apoiou muitas das reformas de Boris Ieltsin, fundou partidos e movimentos, mas acabou por se tornar na principal voz de oposição ao regime criado por Vladimir Putin. Preso, proibido, boicotado e agredido várias vezes, auto exilou-se em 2013. 

Nesta entrevista Garry Kasparov analisa a atual situação política da Rússia e o conflito na Ucrânia, explicando as consequências para a geopolítica mundial da presidência de Vladimir Putin. O antigo campeão mundial de xadrez, esteve recentemente em Portugal, para participar nas Conferencias do Estoril.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.