sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Entrevista a Garry Kasparov

Garry Kasparov é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. Arménio nascido no Azerbaijão, ainda no tempo da URSS, Kasparov transformou-se na maior lenda do xadrez mundial, depois de ganhar o título máximo aos 22 anos.

© Sergei Karpukhin / Reuters

A sua carreira ganhou uma segunda vida, quando se envolveu no ativismo político a favor das liberdades civis em Moscovo. Apoiou muitas das reformas de Boris Ieltsin, fundou partidos e movimentos, mas acabou por se tornar na principal voz de oposição ao regime criado por Vladimir Putin. Preso, proibido, boicotado e agredido várias vezes, auto exilou-se em 2013. 

Nesta entrevista Garry Kasparov analisa a atual situação política da Rússia e o conflito na Ucrânia, explicando as consequências para a geopolítica mundial da presidência de Vladimir Putin. O antigo campeão mundial de xadrez, esteve recentemente em Portugal, para participar nas Conferencias do Estoril.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras