sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Entrevista a Garry Kasparov

Garry Kasparov é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. Arménio nascido no Azerbaijão, ainda no tempo da URSS, Kasparov transformou-se na maior lenda do xadrez mundial, depois de ganhar o título máximo aos 22 anos.

© Sergei Karpukhin / Reuters

A sua carreira ganhou uma segunda vida, quando se envolveu no ativismo político a favor das liberdades civis em Moscovo. Apoiou muitas das reformas de Boris Ieltsin, fundou partidos e movimentos, mas acabou por se tornar na principal voz de oposição ao regime criado por Vladimir Putin. Preso, proibido, boicotado e agredido várias vezes, auto exilou-se em 2013. 

Nesta entrevista Garry Kasparov analisa a atual situação política da Rússia e o conflito na Ucrânia, explicando as consequências para a geopolítica mundial da presidência de Vladimir Putin. O antigo campeão mundial de xadrez, esteve recentemente em Portugal, para participar nas Conferencias do Estoril.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite