sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Entrevista a Garry Kasparov

Garry Kasparov é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. Arménio nascido no Azerbaijão, ainda no tempo da URSS, Kasparov transformou-se na maior lenda do xadrez mundial, depois de ganhar o título máximo aos 22 anos.

© Sergei Karpukhin / Reuters

A sua carreira ganhou uma segunda vida, quando se envolveu no ativismo político a favor das liberdades civis em Moscovo. Apoiou muitas das reformas de Boris Ieltsin, fundou partidos e movimentos, mas acabou por se tornar na principal voz de oposição ao regime criado por Vladimir Putin. Preso, proibido, boicotado e agredido várias vezes, auto exilou-se em 2013. 

Nesta entrevista Garry Kasparov analisa a atual situação política da Rússia e o conflito na Ucrânia, explicando as consequências para a geopolítica mundial da presidência de Vladimir Putin. O antigo campeão mundial de xadrez, esteve recentemente em Portugal, para participar nas Conferencias do Estoril.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47