sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Os dilemas da Hungria

O ministro dos Assuntos Europeus da Hungria, Szabolcs Takács, é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. A alegada proximidade da Hungria à Rússia e as divergências entre a União Europeia e os líderes políticos húngaros são os principais temas em análise. 

O presidente russo, Vladimir Putin, disse esta semana que a Rússia vai ter de se defender se for ameaçada, salientando que a NATO se está a aproximar das suas fronteiras. Segundo o chefe de Estado russo, caso seja verificada alguma ameaça, a Rússia deve neutralizá-la, reagindo de forma adequada e aplicar a sua política de defesa. A UE anunciou entretanto que vai prolongar as sanções à Rússia até janeiro. A Rússia aproveitou a atual proximidade com os governos da Grécia, de Chipre e da Hungria para tentar que pelo menos um deles vetasse esta extensão das sanções económicas, mas não encontrou aliados. 

Nesta entrevista, Szabolcs Takács garante que para a Hungria é mais importante fazer parte da UE do que a cooperação com a Rússia e explica porquê. As divergências entre o primeiro-ministro Viktor Orban e o presidente da Comissão Europeia e a posição da Hungria face ao sistema de quotas proposto para acolher os refugiados do Mediterrâneo têm suscitado dúvidas relativamente à posição da Hungria entre Moscovo e o Ocidente. 

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.