sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Os dilemas da Hungria

O ministro dos Assuntos Europeus da Hungria, Szabolcs Takács, é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. A alegada proximidade da Hungria à Rússia e as divergências entre a União Europeia e os líderes políticos húngaros são os principais temas em análise. 

O presidente russo, Vladimir Putin, disse esta semana que a Rússia vai ter de se defender se for ameaçada, salientando que a NATO se está a aproximar das suas fronteiras. Segundo o chefe de Estado russo, caso seja verificada alguma ameaça, a Rússia deve neutralizá-la, reagindo de forma adequada e aplicar a sua política de defesa. A UE anunciou entretanto que vai prolongar as sanções à Rússia até janeiro. A Rússia aproveitou a atual proximidade com os governos da Grécia, de Chipre e da Hungria para tentar que pelo menos um deles vetasse esta extensão das sanções económicas, mas não encontrou aliados. 

Nesta entrevista, Szabolcs Takács garante que para a Hungria é mais importante fazer parte da UE do que a cooperação com a Rússia e explica porquê. As divergências entre o primeiro-ministro Viktor Orban e o presidente da Comissão Europeia e a posição da Hungria face ao sistema de quotas proposto para acolher os refugiados do Mediterrâneo têm suscitado dúvidas relativamente à posição da Hungria entre Moscovo e o Ocidente. 

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.