sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Os dilemas da Hungria

O ministro dos Assuntos Europeus da Hungria, Szabolcs Takács, é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. A alegada proximidade da Hungria à Rússia e as divergências entre a União Europeia e os líderes políticos húngaros são os principais temas em análise. 

O presidente russo, Vladimir Putin, disse esta semana que a Rússia vai ter de se defender se for ameaçada, salientando que a NATO se está a aproximar das suas fronteiras. Segundo o chefe de Estado russo, caso seja verificada alguma ameaça, a Rússia deve neutralizá-la, reagindo de forma adequada e aplicar a sua política de defesa. A UE anunciou entretanto que vai prolongar as sanções à Rússia até janeiro. A Rússia aproveitou a atual proximidade com os governos da Grécia, de Chipre e da Hungria para tentar que pelo menos um deles vetasse esta extensão das sanções económicas, mas não encontrou aliados. 

Nesta entrevista, Szabolcs Takács garante que para a Hungria é mais importante fazer parte da UE do que a cooperação com a Rússia e explica porquê. As divergências entre o primeiro-ministro Viktor Orban e o presidente da Comissão Europeia e a posição da Hungria face ao sistema de quotas proposto para acolher os refugiados do Mediterrâneo têm suscitado dúvidas relativamente à posição da Hungria entre Moscovo e o Ocidente. 

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.