sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A Madeira

O presidente do governo regional da Madeira, é o convidado desta semana do Sociedade das Nações. Nesta entrevista, Miguel Albuquerque discute a internacionalização do arquipélago da Madeira.

Rosto avançado de Portugal no Atlântico, a Região Autónoma da Madeira integra a União Europeia com o estatuto de região ultraperiférica do território da União. A importância do turismo, os investimentos na Zona Franca, a privatização da TAP, a comunidade madeirense emigrada e o novo tratado comercial EUA- Europa são os principais temas em análise nesta entrevista. 

Miguel Albuquerque venceu com maioria absoluta as eleições nas Madeira no início do ano, sucedendo a Alberto João Jardim como presidente do Governo Regional da Madeira. Advogado, de 1986 a 1993, o convidado do Sociedade das Nações foi ainda presidente da Câmara do Funchal em setembro de 1994 e outubro de 2013. 
  • Mais de 1600 fiscalizações a IPSS em dois anos
    1:05

    Expresso da Meia Noite

    Nos últimos dois anos, o Estado fez mais de 1600 ações de fiscalização a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), das quais resultaram mais de 70 destituições e 80 participações ao Ministério Público. Os números foram avançados pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, no programa Expresso da Meia-noite, na SIC Notícias.