sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Portugal chefia força da NATO

O contra-almirante Alberto Manuel Silvestre Correia é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. O contra-almirante assumiu recentemente o comando da Força de Reacção Imediata da NATO SNMG 1. A fragata portuguesa portuguesa NRP "D. Francisco de Almeida", o navio almirante do Comando Português desta força no próximo semestre, foi o cenário escolhido para a entrevista. 

A fragata NRP "D. Francisco de Almeida" participa na Operação "ACTIVE ENDEAVOUR", no Mediterrâneo Oriental, integrando o esforço internacional contra o terrorismo. Nos próximos meses irá realizar operações e exercícios aeronavais de alta intensidade no Mar Negro e no Mar Báltico e está previsto a participação em vários exercícios NATO, incluído o "Trident Juncture 15", que será o maior exercício NATO realizado após o período da Guerra Fria e permitirá treinar e testar a NATO Response Force.

Numa fase de especial tensão diplomática entre os membros da Aliança Atlântica e a Rússia, o contra-almirante analisa os principais de desafios desta missão. As capacidades da fragata e as necessidades da Marinha portuguesa são outros temas em destaque nesta entrevista. 

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.