sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Portugal chefia força da NATO

O contra-almirante Alberto Manuel Silvestre Correia é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. O contra-almirante assumiu recentemente o comando da Força de Reacção Imediata da NATO SNMG 1. A fragata portuguesa portuguesa NRP "D. Francisco de Almeida", o navio almirante do Comando Português desta força no próximo semestre, foi o cenário escolhido para a entrevista. 

A fragata NRP "D. Francisco de Almeida" participa na Operação "ACTIVE ENDEAVOUR", no Mediterrâneo Oriental, integrando o esforço internacional contra o terrorismo. Nos próximos meses irá realizar operações e exercícios aeronavais de alta intensidade no Mar Negro e no Mar Báltico e está previsto a participação em vários exercícios NATO, incluído o "Trident Juncture 15", que será o maior exercício NATO realizado após o período da Guerra Fria e permitirá treinar e testar a NATO Response Force.

Numa fase de especial tensão diplomática entre os membros da Aliança Atlântica e a Rússia, o contra-almirante analisa os principais de desafios desta missão. As capacidades da fragata e as necessidades da Marinha portuguesa são outros temas em destaque nesta entrevista. 

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07