sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Portugal chefia força da NATO

O contra-almirante Alberto Manuel Silvestre Correia é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. O contra-almirante assumiu recentemente o comando da Força de Reacção Imediata da NATO SNMG 1. A fragata portuguesa portuguesa NRP "D. Francisco de Almeida", o navio almirante do Comando Português desta força no próximo semestre, foi o cenário escolhido para a entrevista. 

A fragata NRP "D. Francisco de Almeida" participa na Operação "ACTIVE ENDEAVOUR", no Mediterrâneo Oriental, integrando o esforço internacional contra o terrorismo. Nos próximos meses irá realizar operações e exercícios aeronavais de alta intensidade no Mar Negro e no Mar Báltico e está previsto a participação em vários exercícios NATO, incluído o "Trident Juncture 15", que será o maior exercício NATO realizado após o período da Guerra Fria e permitirá treinar e testar a NATO Response Force.

Numa fase de especial tensão diplomática entre os membros da Aliança Atlântica e a Rússia, o contra-almirante analisa os principais de desafios desta missão. As capacidades da fragata e as necessidades da Marinha portuguesa são outros temas em destaque nesta entrevista. 

  • Angela Merkel inicia hoje visita aos Estados Unidos

    Mundo

    A chanceler alemã inicia hoje uma visita à Casa Branca, para debater com o Presidente norte-americano "questões bilaterais e os desafios da política externa e de segurança", segundo o porta-voz do Executivo de Berlim.