sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Portugal chefia força da NATO

O contra-almirante Alberto Manuel Silvestre Correia é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. O contra-almirante assumiu recentemente o comando da Força de Reacção Imediata da NATO SNMG 1. A fragata portuguesa portuguesa NRP "D. Francisco de Almeida", o navio almirante do Comando Português desta força no próximo semestre, foi o cenário escolhido para a entrevista. 

A fragata NRP "D. Francisco de Almeida" participa na Operação "ACTIVE ENDEAVOUR", no Mediterrâneo Oriental, integrando o esforço internacional contra o terrorismo. Nos próximos meses irá realizar operações e exercícios aeronavais de alta intensidade no Mar Negro e no Mar Báltico e está previsto a participação em vários exercícios NATO, incluído o "Trident Juncture 15", que será o maior exercício NATO realizado após o período da Guerra Fria e permitirá treinar e testar a NATO Response Force.

Numa fase de especial tensão diplomática entre os membros da Aliança Atlântica e a Rússia, o contra-almirante analisa os principais de desafios desta missão. As capacidades da fragata e as necessidades da Marinha portuguesa são outros temas em destaque nesta entrevista. 

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.