sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

O futuro da Base das Lajes

O Congressista norte-americano Devin Nunes é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. O republicano é também o presidente da Comissão de Serviços Secretos da Câmara dos Representantes, que quer estudar a transferência de bases de informações dos EUA, sediadas no Reino Unido, para as Lajes, na Ilha Terceira.

Devin Nunes acredita que as Lajes seriam um bom centro de «intelligence» para os comandos europeu e africano dos EUA, e diz que a pista continua a ser importante - se não vital - em todos os conflitos e tensões mundiais, incluindo no Médio Oriente. O lusodescendente explica que o Pentágono fez mal as contas, e que tal transferência é mais barata para o contribuinte americano do que qualquer outro plano.

A Câmara dos Representantes norte-americana aprovou este mês um orçamento que inclui uma alínea, introduzida por Devin Nunes, que suspende a retirada das Lajes até ficar provado que base açoriana não pode acolher um novo centro dos serviços de informação projetado para o Reino Unido. O documento, que determina o orçamento dos serviços de informação dos EUA, precisa ainda de ser aprovado pelo Senado e ser ratificado pelo Presidente Barack Obama.

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32