sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

O futuro da Base das Lajes

O Congressista norte-americano Devin Nunes é o convidado do Sociedade das Nações desta semana. O republicano é também o presidente da Comissão de Serviços Secretos da Câmara dos Representantes, que quer estudar a transferência de bases de informações dos EUA, sediadas no Reino Unido, para as Lajes, na Ilha Terceira.

Devin Nunes acredita que as Lajes seriam um bom centro de «intelligence» para os comandos europeu e africano dos EUA, e diz que a pista continua a ser importante - se não vital - em todos os conflitos e tensões mundiais, incluindo no Médio Oriente. O lusodescendente explica que o Pentágono fez mal as contas, e que tal transferência é mais barata para o contribuinte americano do que qualquer outro plano.

A Câmara dos Representantes norte-americana aprovou este mês um orçamento que inclui uma alínea, introduzida por Devin Nunes, que suspende a retirada das Lajes até ficar provado que base açoriana não pode acolher um novo centro dos serviços de informação projetado para o Reino Unido. O documento, que determina o orçamento dos serviços de informação dos EUA, precisa ainda de ser aprovado pelo Senado e ser ratificado pelo Presidente Barack Obama.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..