sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Os desafios de Moçambique

A convite de Aníbal Cavaco Silva, o presidente de Moçambique esteve recentemente em Portugal na sua primeira visita oficial fora de África. Filipe Nyusi fez-se acompanhar por uma comitiva composta por outros membros do Governo e empresários moçambicanos. Além da ligação histórica e do conhecimento mútuo dos dois países, terá certamente pesado na escolha do presidente moçambicano o facto de Portugal ser o terceiro maior investidor em Moçambique no top dos dez maiores mundiais.

Em entrevista no programa Sociedade das Nações, o chefe de estado moçambicano, empossado a 15 de janeiro, discute os principais desafios do seu mandato. O combate à corrupção, o aumento da dívida de Moçambique, que ultrapassa os seis mil milhões de dólares, e o diálogo com a oposição são alguns dos temas em destaque na entrevista a Filipe Nyusi.

Primeiro chefe de Estado moçambicano que não é parte da geração dos combatentes da luta contra o colonialismo português e com uma carreira de gestor na empresa pública Caminhos de Ferro de Moçambique, Filipe Nyusi, engenheiro de formação, ainda terá de confirmar a governação "baseada na ciência" que prometeu.

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.