sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Os desafios de Moçambique

A convite de Aníbal Cavaco Silva, o presidente de Moçambique esteve recentemente em Portugal na sua primeira visita oficial fora de África. Filipe Nyusi fez-se acompanhar por uma comitiva composta por outros membros do Governo e empresários moçambicanos. Além da ligação histórica e do conhecimento mútuo dos dois países, terá certamente pesado na escolha do presidente moçambicano o facto de Portugal ser o terceiro maior investidor em Moçambique no top dos dez maiores mundiais.

Em entrevista no programa Sociedade das Nações, o chefe de estado moçambicano, empossado a 15 de janeiro, discute os principais desafios do seu mandato. O combate à corrupção, o aumento da dívida de Moçambique, que ultrapassa os seis mil milhões de dólares, e o diálogo com a oposição são alguns dos temas em destaque na entrevista a Filipe Nyusi.

Primeiro chefe de Estado moçambicano que não é parte da geração dos combatentes da luta contra o colonialismo português e com uma carreira de gestor na empresa pública Caminhos de Ferro de Moçambique, Filipe Nyusi, engenheiro de formação, ainda terá de confirmar a governação "baseada na ciência" que prometeu.

  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32