sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Os desafios de Moçambique

A convite de Aníbal Cavaco Silva, o presidente de Moçambique esteve recentemente em Portugal na sua primeira visita oficial fora de África. Filipe Nyusi fez-se acompanhar por uma comitiva composta por outros membros do Governo e empresários moçambicanos. Além da ligação histórica e do conhecimento mútuo dos dois países, terá certamente pesado na escolha do presidente moçambicano o facto de Portugal ser o terceiro maior investidor em Moçambique no top dos dez maiores mundiais.

Em entrevista no programa Sociedade das Nações, o chefe de estado moçambicano, empossado a 15 de janeiro, discute os principais desafios do seu mandato. O combate à corrupção, o aumento da dívida de Moçambique, que ultrapassa os seis mil milhões de dólares, e o diálogo com a oposição são alguns dos temas em destaque na entrevista a Filipe Nyusi.

Primeiro chefe de Estado moçambicano que não é parte da geração dos combatentes da luta contra o colonialismo português e com uma carreira de gestor na empresa pública Caminhos de Ferro de Moçambique, Filipe Nyusi, engenheiro de formação, ainda terá de confirmar a governação "baseada na ciência" que prometeu.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21