sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Os desafios de Moçambique

A convite de Aníbal Cavaco Silva, o presidente de Moçambique esteve recentemente em Portugal na sua primeira visita oficial fora de África. Filipe Nyusi fez-se acompanhar por uma comitiva composta por outros membros do Governo e empresários moçambicanos. Além da ligação histórica e do conhecimento mútuo dos dois países, terá certamente pesado na escolha do presidente moçambicano o facto de Portugal ser o terceiro maior investidor em Moçambique no top dos dez maiores mundiais.

Em entrevista no programa Sociedade das Nações, o chefe de estado moçambicano, empossado a 15 de janeiro, discute os principais desafios do seu mandato. O combate à corrupção, o aumento da dívida de Moçambique, que ultrapassa os seis mil milhões de dólares, e o diálogo com a oposição são alguns dos temas em destaque na entrevista a Filipe Nyusi.

Primeiro chefe de Estado moçambicano que não é parte da geração dos combatentes da luta contra o colonialismo português e com uma carreira de gestor na empresa pública Caminhos de Ferro de Moçambique, Filipe Nyusi, engenheiro de formação, ainda terá de confirmar a governação "baseada na ciência" que prometeu.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17