sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A crise de refugiados

O secretário de estado dos Assuntos Europeus é convidado do Sociedade das Nações desta semana. A crise de refugiados que procuram a Europa como abrigo e as divisões na resposta da União Europeia são os principais temas em discussão na entrevista a Bruno Maçães.

© Bernadett Szabo / Reuters

O convidado do Sociedade das Nações sublinha a necessidade de desenvolver mecanismos de entrada legal de refugiados na Europa e, acrescenta, alterar a atual dinâmica política que pretender reformar o sistema de asilo sem alterar o Acordo de Schengen. O sistema em vigor, designado Dublin II, obriga os países onde chegam os imigrantes a facultar acolhimento e alojamento. A maioria dos países da União Europeia não quer alterar as regras.

Perto de 365.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.700 morreram, de acordo com os últimos dados divulgados pela Organização Internacional para as Migrações. Mais de 245.000 chegaram à Grécia e mais de 116.000 à Itália.

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22