sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A crise de refugiados

O secretário de estado dos Assuntos Europeus é convidado do Sociedade das Nações desta semana. A crise de refugiados que procuram a Europa como abrigo e as divisões na resposta da União Europeia são os principais temas em discussão na entrevista a Bruno Maçães.

© Bernadett Szabo / Reuters

O convidado do Sociedade das Nações sublinha a necessidade de desenvolver mecanismos de entrada legal de refugiados na Europa e, acrescenta, alterar a atual dinâmica política que pretender reformar o sistema de asilo sem alterar o Acordo de Schengen. O sistema em vigor, designado Dublin II, obriga os países onde chegam os imigrantes a facultar acolhimento e alojamento. A maioria dos países da União Europeia não quer alterar as regras.

Perto de 365.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.700 morreram, de acordo com os últimos dados divulgados pela Organização Internacional para as Migrações. Mais de 245.000 chegaram à Grécia e mais de 116.000 à Itália.

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Admirável mundo novo
    16:17