sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A crise de refugiados

O secretário de estado dos Assuntos Europeus é convidado do Sociedade das Nações desta semana. A crise de refugiados que procuram a Europa como abrigo e as divisões na resposta da União Europeia são os principais temas em discussão na entrevista a Bruno Maçães.

© Bernadett Szabo / Reuters

O convidado do Sociedade das Nações sublinha a necessidade de desenvolver mecanismos de entrada legal de refugiados na Europa e, acrescenta, alterar a atual dinâmica política que pretender reformar o sistema de asilo sem alterar o Acordo de Schengen. O sistema em vigor, designado Dublin II, obriga os países onde chegam os imigrantes a facultar acolhimento e alojamento. A maioria dos países da União Europeia não quer alterar as regras.

Perto de 365.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.700 morreram, de acordo com os últimos dados divulgados pela Organização Internacional para as Migrações. Mais de 245.000 chegaram à Grécia e mais de 116.000 à Itália.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47