sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A crise de refugiados

O secretário de estado dos Assuntos Europeus é convidado do Sociedade das Nações desta semana. A crise de refugiados que procuram a Europa como abrigo e as divisões na resposta da União Europeia são os principais temas em discussão na entrevista a Bruno Maçães.

© Bernadett Szabo / Reuters

O convidado do Sociedade das Nações sublinha a necessidade de desenvolver mecanismos de entrada legal de refugiados na Europa e, acrescenta, alterar a atual dinâmica política que pretender reformar o sistema de asilo sem alterar o Acordo de Schengen. O sistema em vigor, designado Dublin II, obriga os países onde chegam os imigrantes a facultar acolhimento e alojamento. A maioria dos países da União Europeia não quer alterar as regras.

Perto de 365.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.700 morreram, de acordo com os últimos dados divulgados pela Organização Internacional para as Migrações. Mais de 245.000 chegaram à Grécia e mais de 116.000 à Itália.

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Brasil estreia-se com empate frente à Suíça

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil estreou-se no Mundial 2018 com um empate a um golo, frente à Suíça, na 1.ª jornada do grupo E.

  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará, na quarta-feira, na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Portugal vai aquecer. Temperaturas vão rondar os 40º
    2:26