sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Perseguição religiosa no Paquistão

A seguir ao Budismo e ao Islamismo, o Cristianismo é uma das grandes religiões da Ásia, incluindo em países com população numerosa, como as Filipinas, a Indonésia ou até a Coreia do Sul. Mas o Paquistão e a Índia são casos diferentes. Séculos depois da presença portuguesa, os católicos são uma pequena minoria, com cerca de 3.8% de fiéis nos dois países.

© Mani Rana / Reuters

Esta semana, no Sociedade das Nações, o arcebispo Joseph Coutts, patriarca católico de Carachi, analisa os principais problemas que as minorias religiosas enfrentam no Paquistão. O quotidiano, a política e a sociedade, os Talibãs e as leis sobre a blasfémia são os principais temas em destaque nesta entrevista.

A tradição tolerante e de estado de direito do Paquistão tem sido subvertida, nas últimas décadas, por correntes de intolerância, sobretudo com a ascensão do Jihadismo. A minoria cristã no Paquistão tem sido alvo de vários ataques. Em março, dois atentados bombistas contra igrejas cristãs na cidade de Lahore provocaram 14 mortos e 70 feridos.

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.