sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Perseguição religiosa no Paquistão

A seguir ao Budismo e ao Islamismo, o Cristianismo é uma das grandes religiões da Ásia, incluindo em países com população numerosa, como as Filipinas, a Indonésia ou até a Coreia do Sul. Mas o Paquistão e a Índia são casos diferentes. Séculos depois da presença portuguesa, os católicos são uma pequena minoria, com cerca de 3.8% de fiéis nos dois países.

© Mani Rana / Reuters

Esta semana, no Sociedade das Nações, o arcebispo Joseph Coutts, patriarca católico de Carachi, analisa os principais problemas que as minorias religiosas enfrentam no Paquistão. O quotidiano, a política e a sociedade, os Talibãs e as leis sobre a blasfémia são os principais temas em destaque nesta entrevista.

A tradição tolerante e de estado de direito do Paquistão tem sido subvertida, nas últimas décadas, por correntes de intolerância, sobretudo com a ascensão do Jihadismo. A minoria cristã no Paquistão tem sido alvo de vários ataques. Em março, dois atentados bombistas contra igrejas cristãs na cidade de Lahore provocaram 14 mortos e 70 feridos.

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.