sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

As Forças Armadas do Brasil

O general José Carlos de Nardi, chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil, é o convidado desta semana do Sociedade das Nações. Os desafios estratégicos do Brasil e os problemas de segurança interna, que têm obrigado os militares a reforçar a atuação policial, são os temas em destaque nesta entrevista.

© Sergio Moraes / Reuters

O Estado-Maior Conjunto do Brasil é responsável pelos esforços de interoperabilidade e atuação coordenada das Forças Armadas em operações militares, no emprego da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para a Garantia da Lei e da Ordem e nos grandes eventos, como ocorreu nos casos da Copa das Confederações e no Campeonato de Futebol do Mundo de 2014.

O convidado do Sociedade das Nações esteve recentemente em Portugal a propósito da realização do exercício FELINO. Este exercício é executado com uma periodicidade anual no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa com o objetivo de atingir, manter e otimizar a capacidade de intervenção em missões de Apoio à Paz e Ajuda Humanitária.

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".