sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

As Forças Armadas do Brasil

O general José Carlos de Nardi, chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil, é o convidado desta semana do Sociedade das Nações. Os desafios estratégicos do Brasil e os problemas de segurança interna, que têm obrigado os militares a reforçar a atuação policial, são os temas em destaque nesta entrevista.

© Sergio Moraes / Reuters

O Estado-Maior Conjunto do Brasil é responsável pelos esforços de interoperabilidade e atuação coordenada das Forças Armadas em operações militares, no emprego da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para a Garantia da Lei e da Ordem e nos grandes eventos, como ocorreu nos casos da Copa das Confederações e no Campeonato de Futebol do Mundo de 2014.

O convidado do Sociedade das Nações esteve recentemente em Portugal a propósito da realização do exercício FELINO. Este exercício é executado com uma periodicidade anual no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa com o objetivo de atingir, manter e otimizar a capacidade de intervenção em missões de Apoio à Paz e Ajuda Humanitária.

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41