sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

Perseguição religiosa e o futuro do Cristianismo

A fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) divulgou recentemente um relatório que denuncia a "limpeza étnico religiosa" contra os cristãos no Médio Oriente e em algumas regiões de África. O documento, que analisa a situação em 22 países entre 2013 e 2015, conclui que os cristãos não só continuam a ser os mais oprimidos e violentados, como estão a ser obrigados a abandonar zonas onde sempre viveram.

sta semana no Sociedade das Nações, D. George Jonathan Dodo, bispo Católico de Zaria, na Nigéria, numa zona de fronteira entre muçulmanos e cristãos, e a irmã Annie Demerjian, de Alepo, na Síria, discutem a sobrevivência da Igreja no Médio Oriente e em África. De acordo com o relatório, a situação dos cristãos tem vindo a agravar-se e o número de países onde os cristãos sofrem de "perseguição extrema" aumentou de seis para dez, desde 2013.

A Nigéria, o Sudão, o Iraque e a Síria juntam-se agora à lista de piores infratores, que já existia, e da qual constam a China, a Eritreia, a Coreia do Norte, o Paquistão, a Arábia Saudita e Vietname. O documento conclui ainda que o medo do genocídio, por parte do autodenominado Estado Islâmico e de outros grupos radicais, desencadeou um êxodo de cristãos sem precedentes do Médio Oriente, mas também de dioceses inteiras em África.

  • Vigília à porta da Autoeuropa contra novo horário
    1:13

    País

    Alguns trabalhadores da Autoeuropa fizeram este domingo uma vigília junto à fábrica, contra a imposição do novo horário de trabalho, que começa em fevereiro. Os trabalhadores estão contra essa obrigatoriedade e dizem que é ilegal porque não cumpre as 35 horas de descanso entre turnos.

  • Krovinovic não joga mais esta época

    Desporto

    O futebolista croata Filip Krovinovic lamentou este domingo a lesão nos ligamentos do joelho direito, sofrida no sábado na receção do Benfica ao Desportivo de Chaves (3-0), assumindo a confiança na conquista do quinto campeonato consecutivo pelo clube.

  • Marco Silva despedido do comando técnico do Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva deixou o comando técnico do Watford, anunciou o 10.º classificado da Liga inglesa de futebol no seu sítio na Internet. "Foi uma decisão difícil e não foi tomada de ânimo leve. O clube está convencido de que a contratação de Marco Silva foi a correta e não fosse a abordagem indesejada de um rival da 'Premier League', continuaríamos a prosperar sob o seu comando", lê-se no comunicado do clube.

  • Waris estreia-se nos treinos do FC Porto

    Desporto

    O avançado ganês Majeed Waris, emprestado pelos franceses do Lorient, treinou este domingo pela primeira vez com o plantel do FC Porto, anunciou o líder da I Liga portuguesa de futebol no seu sítio oficial na Internet.