sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

"A Europa subestima a Rússia"

O Presidente da Bulgária considera que "a Europa tem subestimado a Rússia" e que Moscovo está a mudar o jogo geopolítico. Em entrevista no programa Sociedade das Nações, Rosen Plevneliev explica ainda que "a anexação da Crimeia foi planeada há vários anos".

© Stoyan Nenov / Reuters

Rosen Plevneliev, que defende uma resposta europeia unida e coesa à atual crise dos refugiados, explica que a Bulgária tem sido o único país que regista todos os refugiados e que tem trabalhado para manter as fronteiras externas da UE seguras. O convidado do Sociedade das Nações critica o facto de alguns estados terem reativado temporariamente os controlos fronteiriços e afirma que "Schengen é o cerne do sonho europeu".

O presidente búlgaro esteve esta semana esta semana em Lisboa, numa visita de Estado de dois dias a convite do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. A Bulgária é um dos países da União Europeia (UE) na rota terrestre seguida por milhares de refugiados provenientes da Ásia e Médio Oriente, fluxo que aumenta consideravelmente com o inverno, altura em que as condições no Mediterrâneo dificultam ainda mais a arriscada travessia.

  • Prosseguem buscas por condutor da carrinha no ataque em Barcelona
    2:38