sicnot

Perfil

Sozinhos na Net

"Os criminosos migraram para a internet"

"Os criminosos migraram para a internet"

A Procuradoria-Geral da República conta desde o início da década com o Gabinete de Cibercrime. Pedro Verdelho, coordenador desta equipa, sublinha que "os criminosos migraram para a internet". "É mais fácil, mais lucrativo e mais seguro praticar crimes na internet", adianta o responsável, nesta conversa com a SIC. Realça as dificuldades da investigação, tendo em conta que os criminosos se movem num mundo virtual sem fronteiras. Agarra nos números para mostrar que dos inquéritos abertos, relativos a pornografia infantil, muitos foram arquivados porque se perde o rasto à identificação online dos suspeitos. Ainda assim, há mais de 20 acusações e uma dezena de condenações.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.