sicnot

Perfil

tempo extra.jpg

Tempo Extra

3ª FEIRA 23:00

Tempo Extra

Jorge Jesus no topo do Ranking dos Treinadores

O técnico do Sporting foi o melhor da época, no Ranking dos Treinadores Tempo Extra, apesar de ter perdido o título de campeão nacional para o adversário Rui Vitória.

HUGO DELGADO

Mudou de clube, não foi campeão, mas Jorge Jesus continuou a liderar, ainda que não por muito, o ranking que tem o objectivo de estimular e promover o futebol positivo de ataque, em detrimento do antijogo.

VEJA AQUI O RANKING COMPLETO

Jesus somou 122 pontos, mais 5 que Rui Vitória, com 117. O terceiro foi Paulo Fonseca, técnico do Braga, muito longe, com 8 pontos. De fora ficou o atua treinador do FC Porto, José Peseiro, uma vez que não orientou o mínimo de 25 jogos.

A pontuação neste ranking difere consoante o resultado de cada jogo, se este é disputado em casa ou fora e o número de golos marcados.

Nesta disputa com Rui Vitória e o Benfica, ao treinador do Sporting valeram o maior número de golos marcados fora, 40 contra 36, mais valiosos no Ranking dos Treinadores - cada vitória fora com 3 ou mais golos valeu 8 pontos.

Sobre o Ranking dos Treinadores

A criação deste ranking tem o objectivo de estimular e promover o futebol positivo. Quantas vezes nos queixamos de ver equipas a não arriscar quando jogam na condição de visitantes? Quantas vezes ouvimos os treinadores acusar os seus próprios colegas de profissão de falta de ambição, de jogar para o pontinho sem sairem da sua defesa?

Quantas vezes ouvimos falar de antijogo? Pois é disso que se trata: tentar intervir junto dos treinadores, premiando a sua audácia e vontade de contribuir para um espectáculo que se pretende cada vez mais disputado e, se possível, bonito.

Privilegiar o futebol de ataque e a marcação de golos é o objectivo desta iniciativa e, quem vencer fundamentalmente fora de ‘casa’ , receberá a devida recompensa por isso, como se pode avaliar através da seguinte tabela de pontos:

Vitória Casa

2 pts

Vitória Casa = ou + 3 golos marcados

4 pts

Vitória Fora

6 pts

Vitória Fora = ou + 3 golos

8 pts

Empate Casa

-2 pts

Empate Fora

1 pts

Empate Fora a 2 golos ou +

2 pts

Derrota Casa

-8 pts

Derrota Casa = ou + 3 golos marcados

-12 pts

Derrota Fora

-6 pts

Derrota Fora = ou + 3 golos marcados

-8 pts

Fórmulas regulamentares de desempate

Em caso de igualdade pontual, vencerá o treinador que obtiver maior número de vitórias fora de casa e o maior número de golos obtidos na condição de visitante.

Se mesmo assim persistir a igualdade, vencerá o treinador com o maior número global de jogos.

Se ainda assim não houver desempate, vencerá o treinador que no confronto directo com o outro treinador com igual número de pontos tiver conseguido melhor conjunto de resultados: primeiro, fora de casa; depois, no conjunto.

Se esta fórmula de desempate não for ainda decisiva, recorrer-se-á ao maior número de golos marcados pela respectiva equipa em toda a prova.

Por fim, desempata a idade do treinador, com vantagem para o mais jovem.
Treinador que, durante a época, deixe de orientar a respectiva equipa não conta para efeitos classificativos.

Serão classificáveis, sem deixar de considerar a premissa anterior, os que completem no mínimo 25 jogos na respectiva época da I Liga.

Se o mesmo treinador orientar duas equipas distintas na mesma época desportiva e no primeiro escalão da Liga, contará para efeitos de classificação o somatório das partidas efectuadas, no mínimo de 25 jogos da competição.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.