sicnot

Perfil

SÁBADO 8:45

Terra Emergente

Terra Emergente

A nova realidade na agricultura portuguesa.

REPETEDOMINGO 7:20, QUINTA 9:45
  • Terra Emergente, T.2, Ep.10
    5:56

    New Articles

    Tanto culturas tradicionais como novas culturas têm optado pela agricultura de precisão para fazer a sua gestão agrícola. Com a vasta oferta existente no mercado, surgiu uma plataforma capaz de centralizar a maioria das empresas portuguesas dedicadas à modernização da agricultura, de forma dar resposta às necessidades de cada produtor.

  • Terra Emergente, T.2 Ep.9
    5:58

    New Articles

    Pouco a pouco, os agricultores portugueses têm adotado ferramentas tecnológicas que os permitem optimizar os seus processos e reduzir os custos de produção. Tecnologias como sondas ou sensores fazem parte do dia a dia do setor. Esta agricultura 4.0 permite que cada produção, cada secção e cada planta seja tratada de forma personalizada, poupando água e aumentando a produtividade.

  • Terra Emergente, T.2 Ep.8
    6:13

    New Articles

    Nos anos 90, surgiu em Portugal uma nova filosofia na utilização de pastagens e forragens biodiversas para a produção e alimentação animal. Numa altura em que as condições climáticas se alteram permanentemente, encontrar soluções mais amigas do ambiente para os sistemas agropecuários tem sido uma prioridade para as empresas portuguesas dedicadas a este setor que, em forma de sementes, comercializam soluções para que produtores e gestores agrícolas façam uma gestão mais sustentável dos seus terrenos.

  • Terra Emergente, T.2, Ep.7
    6:26

    New Articles

    Provenientes da Austrália, as acácias entraram pela primeira vez em Portugal nos anos 30, durante o Estado Novo. Nos anos 40 fez-se a primeira grande plantação no país, de norte a sul. As acácias depressa se revelaram uma espécie invasora para os agricultores, e estes têm recorrido a investigadores e a tecnologia de ponta, de forma a resolverem o problema sem causarem um impacto ambiental negativo.

  • Terra Emergente, T.2, Ep.6
    5:04

    New Articles

    Portugal é o principal consumidor de bacalhau no mundo. Em média, os portugueses consomem 35 toneladas de bacalhau por ano. A salga tradicional portuguesa deste peixe é apreciada em várias partes do globo e, apesar de quase todo ele ser importado, é no nosso país que o bacalhau é protagonista. Há séculos que está na nossa gastronomia e, foi também durante esse longo período, que o método de cura foi apurado para que o produto final chegue ao consumidor com a máxima qualidade possível.

  • Terra Emergente, T.2, Ep.5
    6:01

    New Articles

    Em Portugal existe um software de gestão agrícola que permite aos produtores controlarem a sua produção à distância, idealizado para ajudar a gerir todas as suas atividades aumentando o controlo e a eficiência dos recursos. O software pode adaptar-se a todas as culturas, passando pela gestão de vinhas até ao negócio da agropecuária. É o único no país completamente gratuito e, atualmente, já conta com mais de 500 utilizadores.

  • Terra Emergente, T.2, Ep.4
    6:23

    New Articles

    Numa lógica de economia circular na agricultura, em 2012 surgiu, em Portugal, uma empresa dedicada ao aproveitamento de desperdício alimentar e transformação do mesmo em dois produtos diferentes: Fertilizante para os solos e ração para animais. A Mosca Soldado Negro é um dos insectos com maior potencial para converter desperdícios vegetais em fontes proteicas para animais. Neste momento, os produtos estão em fase de teste e chegarão ao mercado em breve.

  • Terra Emergente, T.2, Ep.3
    5:49

    New Articles

    Em Ílhavo, dois biólogos de formação decidiram apostar na produção de macroalgas. Hoje já produzem mais de uma dezena de espécies diferentes de algas e fazem experiências permanentes em laboratório, de forma a evitar a importação destes animais marinhos de outras partes do mundo, sobretudo da Ásia.Portugal tem um grande costa e muito diversidade de algas, o que poderá ser um fator crucial para que a produção no país venha a ganhar vantagem competitiva no mercado internacional.

  • Terra Emergente, T.2, Ep.2
    5:52

    New Articles

    Em Portugal existem apenas quatro produtores de cogumelos a trabalharem de forma organizada e em grandes quantidades. Na vila de Mougadoro, capital do cogumelo, houve quem olhasse para esta cultura como uma oportunidade e decidisse introduzir a variedade "Agaricus" nesta zona do planalto mirandês. Hoje, a produção que abastece sobretudo o mercado nacional, já tem cerca de quatrocentos tabuleiros repletos destes fungos comestíveis e a sua produção mensal ronda as 12 toneladas.

  • Terra Emergente, T.2, Ep.1
    7:57

    New Articles

    Há 18 anos a produção de ostras começou a expandir-se no Algarve, mais precisamente na Ria de Alvor. Das mãos de um empreendor e visionário, nasceu um negócio que, na época, representou algo único em Portugal.A produção começou com um milhão de ostras. Hoje já existem 40 mil sacos cheios deste bivalve, cuja produção anual chega às 200 toneladas e é exportada, quase na totalidade, para França, país onde este animal marinho tem índices de consumo muito elevados.