sicnot

Perfil

SÁBADO 8:45

Terra Emergente

Terra Emergente

A nova realidade na agricultura portuguesa

REPETEDOMINGO 7:20, QUINTA 9:45
  • Terra Emergente, T.1, Ep.7
    6:57

    New Articles

    No centro do país existem plantações de mirtilo que estão a chamar a atenção de investidores estrangeiros, dadas as caraterísticas da zona, que proporcionam alta qualidade ao fruto produzido. Atualmente, o mirtilo é um dos frutos vermelhos que mais se exporta em Portugal. Paralelamente a esta produção surgiu uma industria transformadora no nosso território que inova, todos os dias, criando produtos únicos no mundo.

  • Terra Emergente, T.1, Ep.6
    7:22

    New Articles

    Muito resistente às oscilações climáticas, o medronheiro necessita de poucos recursos hídricos para se desenvolver. Adapta-se a qualquer zona e hoje é encarado, no Centro de Portugal, como uma cultura com futuro, com cada vez mais produtores a surgirem na região. Tem inúmeras aplicações: A venda do próprio fruto em fresco, doces e a conhecida aguardente de medronho.

  • Terra Emergente, T.1, Ep.5
    6:17

    New Articles

    Característicos do Alentejo, os espargos representam, hoje em dia, uma cultura emergente em Portugal. Houve quem olhasse para eles como uma oportunidade e decidisse fazer plantações ordenadas desta cultura. Da cozinha tradicional à alta cozinha, o espargo é um elemento a considerar no panorama da restauração atual.

  • Terra Emergente, T.1, Ep.4
    7:17

    New Articles

    Os jovens agricultores têm apostado fortemente na produção de frutos vermelhos. O caso da framboesa é um excelente exemplo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal e isso traduz-se na exportação da cultura que em 2016 bateu recordes, ultrapassando os 100 milhões de euros. Utilizada em compotas, doces, gelados e produtos de cosmética, a framboesa tem múltiplas aplicações e é consumida durante todo o ano.

  • Terra Emergente T.1 Ep.3
    7:04

    New Articles

    No terceiro episódio do Terra Emergente, mostramos como hoje em dia, em Portugal, existem produções organizadas do figo da Índia, cujas caraterísticas se adaptam na perfeição a solos áridos. No Alentejo, as produções têm vindo a aumentar e para além de necessitarem de poucos recursos hídricos, estas plantas são atualmente utilizadas para a alimentação de gado ruminante.

  • Terra Emergente, T.1, Ep.02
    6:53

    New Articles

    No segundo programa do Terra Emergente vamos explorar a cultura da batata doce. O consumo desta doce raiz representa hoje uma tendência no panorama nacional. Pode ser consumida frita, cozida ou assada e cumprir a função de um simples snack saudável.Já chegou aos lares de muitos portugueses e parece que veio para ficar, sendo uma boa alternativa aos produtos mais tracionais.

  • Terra Emergente, T.1, Ep.01
    8:03

    Terra Emergente

    A amêndoa é a protagonista do primeiro episódio do Terra Emergente.Descobrimos que ela já não é exclusiva do Algarve ou de Trás-os-Montes. É um fruto seco com cada vez mais aplicações como alimento saudável, usado nas dietas dos portugueses, ou ingrediente central da cosmética devido às suas propriedades hidratantes.