sicnot

Perfil

Vizinhos

A revolução e as casas de Siza na Bouça

VIZINHOS

A revolução e as casas de Siza na Bouça

O projeto de habitação social , de Álvaro Siza no Porto , o Bairro da Bouça, foi iniciado logo após o 25 de Abril, integrado no programa SAAL. O objectivo era retirar pessoas que viviam em condições precárias nas chamadas “ilhas” do Porto. Hoje já é habitado por novos moradores, arquitetos, medicos, mas para os primeiros habitantes, a Revolução de 1974 é celebrada como o símbolo do acesso a uma nova casa.

Em 2016 Álvaro Siza revisita 4 bairros sociais em 4 cidades da Europa: Porto, Veneza, Haia e Berlim. A arquitetura do Prémio Pritzker português mantêm-se, o tecido social dos bairros revela os habitantes da Europa de hoje. A SIC acompanhou em exclusivo Álvaro Siza que entra nas casas, ouve elogios e desabafos dos moradores. “Vizinhos” é uma série de 4 documentários que estarão em exibição na Bienal de Arquitetura de Veneza e que serão transmitidos na SIC Noticias a 28 e 29 de Maio, 4 e 5 de Junho.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.