sicnot

Perfil

Vizinhos

A revolução e as casas de Siza na Bouça

VIZINHOS

A revolução e as casas de Siza na Bouça

O projeto de habitação social , de Álvaro Siza no Porto , o Bairro da Bouça, foi iniciado logo após o 25 de Abril, integrado no programa SAAL. O objectivo era retirar pessoas que viviam em condições precárias nas chamadas “ilhas” do Porto. Hoje já é habitado por novos moradores, arquitetos, medicos, mas para os primeiros habitantes, a Revolução de 1974 é celebrada como o símbolo do acesso a uma nova casa.

Em 2016 Álvaro Siza revisita 4 bairros sociais em 4 cidades da Europa: Porto, Veneza, Haia e Berlim. A arquitetura do Prémio Pritzker português mantêm-se, o tecido social dos bairros revela os habitantes da Europa de hoje. A SIC acompanhou em exclusivo Álvaro Siza que entra nas casas, ouve elogios e desabafos dos moradores. “Vizinhos” é uma série de 4 documentários que estarão em exibição na Bienal de Arquitetura de Veneza e que serão transmitidos na SIC Noticias a 28 e 29 de Maio, 4 e 5 de Junho.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42