sicnot

Perfil

Vizinhos

Vizinhos: A revolução e as casas de Siza na Bouça

DOCUMENTÁRIO COMPLETO

Vizinhos: A revolução e as casas de Siza na Bouça

Álvaro Siza entra no Bairro da Bouça, no centro do Porto e é reconhecido e cumprimentado por novos e velhos. “O senhor arquiteto é como se fosse uma pessoa da familia!”. A exclamação de Amélia Castro é extensiva a muitos dos que habitam no bairro social da Bouça desde finais da década de 70.

Este ano, Álvaro Siza voltou à Bouça, entrou na casa dos moradores,falou com os iniciais e também com os mais recentes, entre eles arquitetos que encontraram no projeto de Siza uma dos atrativos para viver na Bouça.

A visita à Bouça é um dos quarto documentários da série “Vizinhos” que acompanha Álvaro Siza também a Haia, Berlim e Veneza onde desenvolveu projetos de habitação social. Os documentários estão em exibição no Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza até Novembro de 2016.

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.