sicnot

Perfil

Sandbox

Onde encontrar informação

Onde encontrar informação

O nutricionista Pedro Graça dirige o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, criado pela Direcção Geral da Saúde em 2011, com carácter de programa de saúde prioritário. No âmbito deste programa, foram criados três sites onde pode encontrar informação fidedigna na área da alimentação.


http://www.alimentacaointeligente.dgs.pt/

http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/

http://nutrimento.pt/


No site http://www.ficanalinha.pt/, da DECO, pode também encontrar informação, propostas e receitas. 


Pedro Graça escreve para a Grande Reportagem SIC sobre a evolução das recomendações alimentares. 


"As recomendações alimentares norte-americanas são publicadas a cada 5 anos desde 1980, ou seja, há 35 anos. São consideradas um standard apesar de adequadas a uma população ocidental com caraterísticas distintas de outras populações.


As primeiras, publicadas em 1980, faziam 7 recomendações: Consuma uma grande variedade de alimentos; Mantenha um peso adequado. Evite excesso de gordura. Consuma quantidades adequadas de fibra. Evite o excesso de açúcar. Evite o excesso de sal. Se consumir álcool, faça-o com moderação.


Em 2005, as recomendações já eram 9 mas continuavam a sugerir orientações relativamente semelhantes: O consumo variado de alimentos com poucas calorias e muitos nutrientes; a manutenção do peso adequado; o consumo de quantidade adequadas de fibra e produtos integrais; o consumo diário de fruta e hortícolas; a redução do consumo de sal e o cuidado com excesso de açúcar e, adicionalmente, (aqui a novidade) a promoção de atividade física e o cuidado com a higiene dos alimentos.


Em 2010, a última publicação recomendava no mesmo sentido, com 4 grandes linhas de ação: A manutenção do peso. Os alimentos a reduzir (açúcar, gordura, sal, álcool) e os a incentivar (fruta e hortícolas de várias cores, cereais integrais, leguminosas, lacticínios magros) e ainda os cuidados com a higiéne e segurança dos alimentos.


Ou seja, ao longo destes anos, e apesar da investigação continuar ativa e a produzir muita informação de qualidade, as regras base para uma alimentação saudável têm-se mantido relativamente estáveis.


O que, por vezes, aparenta ser o discurso contraditório de cientistas e nutricionistas, tem a ver, provavelmente, com o facto da ciência ser hoje bastante mais visível e também competir com muitos interesses que a promovem, apoiam economicamente e, em ultima instância, a mediatizam.


Por exemplo, apesar de hoje se saber muito mais sobre algumas compostos com propriedades anti-oxidantes positivas para a saúde e presentes no chocolate e de isto ser muito mediatizado e investigados, o chocolate continua a ser grande fornecedor de gordura, açúcar e calorias. O cacau possui, na sua composição, aproximadamente 50% de gordura. Uma pequena barra de chocolate de leite de 28 g pode fornecer quase um terço da gordura saturada que um adulto deve consumir por dia e possui, na maior parte dos casos quantidades elevadas de açúcar e calorias.


Outro exemplo pode ser dado com as cebolas. Apesar do vinho tinto ou do chocolate gozarem de uma maior reputação e mediatismo pela presença de substâncias anti-oxidantes, as cebolas pertencem ao grupo dos hortícolas desde sempre recomendadas. As cebolas são uma excelente fonte deste tipo de substâncias com propriedades anti-inflamatórias como os flavonóides. Mas as cebolas não têm uma indústria a promover a divulgação das suas excelentes propriedades.​

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.