sicnot

Perfil

Vida

Resultados dos exames nacionais do Ensino Básico ( 1ª fase) conhecidos esta quinta-feira; Matemática e Português com mais negativas

Os exames nacionais do ensino básico do 3º ciclo decorreram com toda a normalidade em 1295 estabelecimentos de ensino, dos quais 1087 da rede pública e 208 do ensino particular e cooperativo. As provas de Língua Portuguesa e de Matemática foram realizadas por cerca de 90.000 alunos, entre alunos internos e autopropostos, refere o Ministério da Educação em comunicado. As pautas com os resultados finais são afixadas esta quinta-feira.

De acordo com o documento, no processo de classificação das cerca de 180.000 provas de exame da 1ª e 2ª chamadas estiveram envolvidos 5402 docentes, dos quais 2698 classificaram provas de Língua Portuguesa e 2704 classificaram provas de Matemática.

À semelhança dos anos anteriores, cerca de 99 por cento dos alunos realizaram os exames nacionais na 1ª chamada. Da análise dos dados, o Ministério da Educação verifica uma descida da média referente às duas disciplinas, Língua Portuguesa e Matemática, relativamente ao ano transacto. Tendo como referência os alunos internos, verificam-se, respectivamente, descidas de 6 e 7 pontos, na 1ª chamada, e de 7 e 5 pontos na 2ª chamada.  

Segundo o comunicado, na disciplina de Língua Portuguesa a classe modal (classe com maior frequência) corresponde ao intervalo 50 a 59 pontos. No que diz respeito à disciplina de Matemática, observa-se que a classe modal se situa no intervalo 20-29, seguida de muito perto pela classe correspondente ao intervalo de 50 a 59, o que coloca a média nacional nos 43 pontos.

Ainda de acordo com o documento, as classificações de exame têm um peso de 30 por cento para o cálculo da classificação final de cada uma destas disciplinas.

  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08
  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Cogumelos alucinogénios entre as drogas mais seguras

    Mundo

    Os cogumelos alucinogénios são considerados uma das drogas mais seguras, quando consumidos para fins recreativos. A conclusão é avançada no Global Drug Survey, um estudo anual divulgado esta quarta-feira sobre os hábitos de consumo de drogas de quase 120 mil pessoas em 50 países.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.