sicnot

Perfil

Vida

Resultados dos exames nacionais do Ensino Básico ( 1ª fase) conhecidos esta quinta-feira; Matemática e Português com mais negativas

Os exames nacionais do ensino básico do 3º ciclo decorreram com toda a normalidade em 1295 estabelecimentos de ensino, dos quais 1087 da rede pública e 208 do ensino particular e cooperativo. As provas de Língua Portuguesa e de Matemática foram realizadas por cerca de 90.000 alunos, entre alunos internos e autopropostos, refere o Ministério da Educação em comunicado. As pautas com os resultados finais são afixadas esta quinta-feira.

De acordo com o documento, no processo de classificação das cerca de 180.000 provas de exame da 1ª e 2ª chamadas estiveram envolvidos 5402 docentes, dos quais 2698 classificaram provas de Língua Portuguesa e 2704 classificaram provas de Matemática.

À semelhança dos anos anteriores, cerca de 99 por cento dos alunos realizaram os exames nacionais na 1ª chamada. Da análise dos dados, o Ministério da Educação verifica uma descida da média referente às duas disciplinas, Língua Portuguesa e Matemática, relativamente ao ano transacto. Tendo como referência os alunos internos, verificam-se, respectivamente, descidas de 6 e 7 pontos, na 1ª chamada, e de 7 e 5 pontos na 2ª chamada.  

Segundo o comunicado, na disciplina de Língua Portuguesa a classe modal (classe com maior frequência) corresponde ao intervalo 50 a 59 pontos. No que diz respeito à disciplina de Matemática, observa-se que a classe modal se situa no intervalo 20-29, seguida de muito perto pela classe correspondente ao intervalo de 50 a 59, o que coloca a média nacional nos 43 pontos.

Ainda de acordo com o documento, as classificações de exame têm um peso de 30 por cento para o cálculo da classificação final de cada uma destas disciplinas.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.