sicnot

Perfil

Vida

Resultados dos exames nacionais do Ensino Básico ( 1ª fase) conhecidos esta quinta-feira; Matemática e Português com mais negativas

Os exames nacionais do ensino básico do 3º ciclo decorreram com toda a normalidade em 1295 estabelecimentos de ensino, dos quais 1087 da rede pública e 208 do ensino particular e cooperativo. As provas de Língua Portuguesa e de Matemática foram realizadas por cerca de 90.000 alunos, entre alunos internos e autopropostos, refere o Ministério da Educação em comunicado. As pautas com os resultados finais são afixadas esta quinta-feira.

De acordo com o documento, no processo de classificação das cerca de 180.000 provas de exame da 1ª e 2ª chamadas estiveram envolvidos 5402 docentes, dos quais 2698 classificaram provas de Língua Portuguesa e 2704 classificaram provas de Matemática.

À semelhança dos anos anteriores, cerca de 99 por cento dos alunos realizaram os exames nacionais na 1ª chamada. Da análise dos dados, o Ministério da Educação verifica uma descida da média referente às duas disciplinas, Língua Portuguesa e Matemática, relativamente ao ano transacto. Tendo como referência os alunos internos, verificam-se, respectivamente, descidas de 6 e 7 pontos, na 1ª chamada, e de 7 e 5 pontos na 2ª chamada.  

Segundo o comunicado, na disciplina de Língua Portuguesa a classe modal (classe com maior frequência) corresponde ao intervalo 50 a 59 pontos. No que diz respeito à disciplina de Matemática, observa-se que a classe modal se situa no intervalo 20-29, seguida de muito perto pela classe correspondente ao intervalo de 50 a 59, o que coloca a média nacional nos 43 pontos.

Ainda de acordo com o documento, as classificações de exame têm um peso de 30 por cento para o cálculo da classificação final de cada uma destas disciplinas.

  • Emoção nos funerais das vítimas do sismo em Itália
  • Onda de comoção em Itália

    Sismo em Itália

    Momentos de grande comoção e a incerta em relação ao futuro estão presentes nas cerimónias fúnebres das vítimas do sismo em Itália, como testemunharam os enviados da SIC, Catarina Neves e Rafael Homem.

    Enviados SIC

  • Portugal vai ter a primeira participante no concurso de beleza de transexuais

    País

    Portugal vai ter a primeira concorrente a participar num concurso internacional de beleza de transexuais.Sarah Inês Moreira, 29 anos, natural do Porto, decidiu participar na 4.ª edição do concurso Miss Trans Star Internacional 2016, o equivalente ao concurso de Miss Mundo, um evento que vai decorrer dia 17 de setembro em Barcelona (Espanha).

  • Pelo menos 15 civis mortos num bairro rebelde de Alepo

    Mundo

    ​Pelo menos 15 civis foram mortos e várias pessoas ficaram feridas por dois barris de explosivos lançados hoje pelo regime sírio num bairro rebelde da cidade de Alepo, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

  • Teste identifica 87% dos cancros de origem desconhecida

    Mundo

    Um estudo de investigação clínica, liderado pelo médico Manel Esteller, criou um teste epigenético de aplicação imediata que identifica 87% dos cancros de origem desconhecida, o que permite prescrever tratamentos específicos e aumentar a sobrevivência do doente.

  • Turquia enviou seis novos carros de combate para a Síria

    Mundo

    ​A Turquia enviou hoje mais seis carros de combate para a Síria num momento em que os rebeldes apoiados por Ancara continuam a desminagem na cidade de Jarablos, tomada esta semana pelo grupo extremista Estado Islâmico, constatou a AFP.

  • Benfica procura regresso às vitórias na Madeira

    Desporto

    O Benfica visita hoje o Nacional, no Funchal, onde vai tentar regressar às vitórias na I Liga de futebol, à passagem da terceira jornada, na véspera do 'clássico' de Alvalade, que opõe os líderes Sporting e FC Porto.