Lusa

Deficientes: Mundiais Atletismo - Portugal fecha participação com cinco medalhas

Alexandra Oliveira

Christchurch, Nova Zelândia, 30 jan (Lusa) -- Portugal fechou a participação nos Campeonatos do Mundo de atletismo para atletas com deficiência, que hoje terminaram na Nova Zelândia, com cinco medalhas, uma de ouro, três de prata e uma de bronze.

Christchurch, Nova Zelândia, 30 jan (Lusa) -- Portugal fechou a participação nos Campeonatos do Mundo de atletismo para atletas com deficiência, que hoje terminaram na Nova Zelândia, com cinco medalhas, uma de ouro, três de prata e uma de bronze.

Luís Gonçalves, na categoria T12 (amblíopes) sagrou-se campeão mundial nos 400 metros e arrecadou a prata nos 200 e na estafeta 4x100, juntamente com José Alves, Firmino Baptista e Gabriel Potra.

No comprimento para atletas com deficiência intelectual, Lenine Cunha saltou para a prata, e no lançamento do peso, na mesma categoria, Inês Fernandes arrecadou o bronze.

A China terminou na liderança do quadro de medalhas, no qual Portugal ficou na 33.ª posição, com um total de 58 medalhas, 21 das quais de ouro.

Portugal, que esteve representado em Cristchurch por 18 atletas, melhorou os resultados em relação aos Mundiais anteriores, disputados em 2006 na Holanda.

Em Assen, os atletas portugueses conquistaram também cinco medalhas, uma de ouro, duas de prata e duas de bronze, mas uma delas não foi contabilizada, devido aos critérios do Comité Paralímpico Internacional.

A prata conseguida por Lenine Cunha na Holanda não foi contabilizada, porque a área da deficiência intelectual não fazia ainda parte do programa paralímpico.

No último dia de competição na Nova Zelândia, Joaquim Machado foi quinto na maratona (T11), enquanto Gabriel Macchi (T12) e Alberto Baptista (T54) não terminaram a prova.

Os Mundiais da Nova Zelândia, que juntaram mais de 1000 atletas, ficaram marcados pela primeira derrota em sete anos do sul-africano Óscar Pistorius, amputado das duas pernas, na prova dos 100 metros.

Pistorius terminou a prova em 11,34 segundos, tal como Jerome Singleton, mas a vitória acabou por ser atribuída ao atleta norte-americano após o recurso ao "photo finish".





- Quadro medalhas dos portugueses:
Atleta              Prova                     Medalha
=====================================================
Luís Gonçalves      400 metros (T12)          Ouro
Luís Gonçalves      200 metros (T12)          Prata
Estafeta masculina  4x100 metros (T11/T13)    Prata
    José Alves
    Firmino Baptista
    Luís Gonçalves
    Gabriel Potra
Lenine Cunha        Salto comprimento (T20)   Prata
Inês Fernandes      Lançamento peso (T20)     Bronze




AO.

Lusa/fim.

  • Saiba como pode ficar a pagar menos IMI
    7:11