Lusa

UNESCO: Diplomacia "salva" Elvas de chumbo e consegue classificação - embaixador Seixas da Costa

Paula Lima

Vila Real, 30 jun (Lusa) - O embaixador português na UNESCO, Francisco Seixas da Costa, revelou hoje que foram as diligências diplomáticas portuguesas realizadas esta semana que permitiram a classificação como Património Mundial das Fortalezas e do Centro Histórico de Elvas.

Na reunião do Comité do Património da UNESCO em São Petersburgo que decorre esta semana, estava em cima da mesa uma proposta do Centro do Património Mundial (o organismo que gere os processos de concurso deste tipo) de chumbar a candidatura portuguesa, revelou à Lusa Seixas da Costa, considerando que a classificação daquela que é a maior fortificação abaluartada do mundo era de "toda a justiça".

O embaixador explicou que foi só depois de várias diligências feitas pela delegação portuguesa, é que se conseguiu convencer os elementos do comité. Entre os países participantes no encontro, foi possível uma "unanimidade" na recusa daquela proposta do Centro do Património Mundial e "Elvas passou a entrar no Património Mundial, conforme era o nosso desejo", salientou.

  • Bill Cosby considerado predador sexual violento e condenado a pena de prisão

    Mundo

    O ator norte-americano Bill Cosby foi esta terça-feira condenado a uma pena de prisão de três a 10 anos e considerado um "predador sexual violento", por um juiz da Pensilvânia. A classificação significa que o homem de 81 anos terá de receber aconselhamento durante o resto da vida, assim como o seu nome irá aparecer no registo dos criminosos sexuais.

    SIC

  • O que está a mudar na Arábia Saudita

    Mundo

    A luta contra a discriminação de género e as reformas na cultura continuam a dar largos passos, na Arábia Saudita. A mais recente novidade é que, pela primeira vez, uma mulher foi autorizada a apresentar as notícias, na televisão estatal. Desde as mulheres que já podem conduzir ao regresso do cinema, saiba o que está a mudar no país conservador.

    Ana Rute Carvalho

  • A tecnologia que promete melhorar o estacionamento nos centros urbanos
    8:05
  • Um em cada três trabalhadores em risco de esgotamento profissional
    1:11
  • Brasileiro terá escondido provas do caso Lava Jato em casas em Lisboa
    2:15

    Operação Lava Jato

    A Polícia Judiciária fez buscas e apreensões em Lisboa, no âmbito do caso brasileiro Lava Jato. A operação ocorreu a partir de um pedido de cooperação internacional das autoridades brasileiras. O alvo da operação é um homem brasileiro acusado de envolvimento com luvas. Mário de Miranda terá escondido provas e documentos em casas da capital portuguesa.