Joaquim Franco

Joaquim Franco

Jornalista

  • Quantos dias são 5 anos?

    Opinião

    A pergunta não é um convide a fazer contas. Portanto, não siga já a regra de Hesíodo para somar trabalhos e dias, meses e obras. Embora seja inevitável, não é o tempo cronológico que define Francisco. O tempo que orienta este Papa é da oportunidade.

    Joaquim Franco

  • Despertando, a propósito da visita de Marcelo a uma Igreja Adventista

    Opinião

    Não sendo uma iniciativa inédita do Presidente da República, a visita a uma Igreja Adventista do 7º dia ocorre num momento decisivo. Ultrapassados os traumas da ditadura, percorridos 17 anos após a Lei da Liberdade Religiosa, consagrados os direitos e os deveres, desmontado o monopólio do pensamento religioso, permanece o desconhecimento e a indiferença quanto ao fenómeno religioso, perigosa e demagogicamente relacionado por alguns pólos de opinião com o fundamentalismo violento de inspiração islâmica ou, pior, com os movimentos migratórios.

    Joaquim Franco

  • Vitória, sem festa

    Opinião

    Quando passou pelo Couço – onde as histórias de resistência à ditadura se contam ainda na primeira pessoa –, o secretário-geral do PCP sublinhou um percurso. Aquele "enclave" comunista numa autarquia PS é paragem obrigatória em campanhas eleitorais. Esta "força" partidária (re)constrói-se na memória e nos símbolos. Ao recordar as palavras de um "velho camarada" no discurso da noite eleitoral, Jerónimo de Sousa realinhou por isso os cristais num momento difícil: "Os comunistas, por vezes, vão buscar forças onde elas não existem".

    Joaquim Franco

  • "Bispo vermelho"

    Opinião

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43

    Papa Francisco em Fátima

    A próxima viagem do Papa francisco é a Fátima, onde vai presidir às cerimónias dos 100 anos das aparições dos "pastorinhos". Francisco vai estar no Santuário e terá certamente acesso a locais que, apesar de fazerem parte do culto da devoção, não estão abertos ao público. O Repórter da SIC Joaquim Franco foi conhecer alguns destes segredos de Fátima.

    Joaquim Franco

  • Os padres portugueses em Roma
    7:00

    Papa Francisco em Fátima

    Na contagem decrescente para a visita do papa a Fátima, fomos saber o que pensam os padres portugueses que estudam no vaticano. Testemunham de perto a revolução que Francisco está a impôr em vários sectores da igreja católica. Mas sublinham também que esse trabalho tem provocado resistência no entre os mais conservadores.

    Joaquim Franco e José Silva

  • Entre a morte e o amor

    Opinião

    Apesar da rapidez da era digital, da velocidade, de uma comunicação revelada em deslumbramento, há um calendário que reclama o tempo da tradição, da memória. Neste espaço, que é o nosso, de uma cultura com pilares nas narrativas cristãs, reafirma-se por estes dias a morte como valor. Não como mera inevitabilidade, mas como valor.

    Joaquim Franco

  • Opinião

    Quando as luzes se acendem e os tons se melodiam, abrem-se "aspas" na rotina. Diz-se... Natal! Ao mito quase perdido nas teias do quotidiano, junta-se um misto de calor humano e afetos reciclados. A época combate a frieza das relações superficiais para reconstruir a utopia da felicidade, a experiência da solidariedade.

    Joaquim Franco