Ricardo Costa

Ricardo Costa

SIC

  • "Remodelação tem a ver com o calendário eleitoral, falta um ano para eleições"
    7:07

    Opinião

    Ricardo Costa e José Gomes Ferreira estiveram, este domingo, no Jornal da Noite, da SIC, para analisar a remodelação do Governo. Ricardo Costa defende que do ponto vista político é "bem feito", uma vez que "entram dois ministros com capacidade executiva alta". Considera ainda que o Executivo continua com um "problema grande": a Defesa. Já José Gomes Ferreira diz que "sai uma vítima da EDP, uma vítima de Mário Centeno e uma vítima de si próprio". Diz também que há uma "clareza clandestina na evolução da pressão" sobre Mário Caldeira.

    Ricardo Costa e José Gomes Ferreira

  • "Não acho que o ministro da Defesa esteja para sair a menos que se prove que ele sabia" do encobrimento
    5:48

    Opinião

    O diretor de informação da SIC, Ricardo Costa, considera que o ministro da Defesa tem um problema "político e militar" entre mãos, além de judicial e policial. Apesar de Azeredo Lopes ser muito taxativo na resposta de que ignorava o encobrimento do furto de armas em Tancos, "há várias pessoas a dizer o mesmo" e fala-se na existência de um memorando.

    Ricardo Costa

  • “Este é um sinal poderosíssimo para toda a sociedade angolana”
    9:07

    Mundo

    José Filomeno dos Santos, um dos filhos de José Eduardo dos Santos, está em prisão preventiva. A medida de coação foi aplicada esta segunda-feira no âmbito do "caso dos 500 milhões". Ricardo Costa diz-se surpreendido com a decisão, apesar de já haver “um sinal claro de que alguma coisa ia acontecer. O diretor de Informação da SIC afirma ainda não acreditar que esta se trate de uma perseguição à família de José Eduardo dos Santos.

    Ricardo Costa

  • "É um erro absurdo magistrados e juízes aceitarem" entrar nos órgãos dos clubes de futebol
    4:14

    Desporto

    Ricardo Costa considera que os quatro juízes e magistrados que fazem parte da nova direção do Sporting não deveriam ter aceitado entrar na lista de Frederico Varandas, ou em qualquer outra. Numa altura em que o Conselho Superior de Magistratura quer proibir os magistrados nos órgãos dos clubes de futebol, Ricardo Costa fala sobre os processos de que o Sporting é alvo, como o Cashball, e e na "imagem inquinada" com que os oficiais de justiça ficam.

    Ricardo Costa

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • Com a entrada de Salgado o caso EDP "passou a ter uma dimensão política"
    6:23

    Opinião

    De acordo com o jornal Observador, os investigadores do processo EDP não têm dúvidas de que Ricardo Salgado pagou um milhão de euros a Manuel Pinho, através de transferências mensais, metade das quais quando Pinho era ministro da Economia, alegadamente em troca de decisões políticas favoráveis ao Grupo Espírito Santo e EDP. Ricardo Costa e José Gomes Ferreira estiveram no Jornal da Noite para comentar o processo. Para o diretor de Informação da SIC, a entrada de Ricardo Salgado no processo EDP fez com que a investigação passasse a ter uma dimensão política que não tinha.

    Ricardo Costa e José Gomes Ferreira