Pedro Cruz

Pedro Cruz

SIC

  • Talvez poder

    Opinião

    Os Generais ficaram quietos e calados até verem cair o Ministro. O Ministro caiu. E o General caiu logo a seguir. Os militares, ainda que remetidos às casernas e às cerimónias de salão, continuam a ser uma corporação forte, que age em bloco, sem hesitações.

    Pedro Cruz

  • Ministro da Defesa "era um ativo tóxico para o Governo"
    1:23

    Opinião

    Pedro Cruz defendeu esta sexta-feira que o ministro da Defesa "já devia ter caído", isto depois da demissão apresentada esta sexta-feira por Azeredo Lopes. Na Edição da Tarde, disse ainda que o ministro era um "não ministro há muito tempo" e que estava "politicamente fragilizado".

    Pedro Cruz

  • "Azeredo Lopes é um não ministro há muito tempo"
    6:34

    Opinião

    Vasco Brazão, investigador da Polícia Judiciária Militar e nono arguido do processo de Tancos, assegurou ao juiz de instrução ter dado conhecimento ao ministro da Defesa da encenação montada na Chamusca. A notícia foi apurada pelo Expresso, já depois de esta manhã em Bruxelas, Azeredo Lopes ter admitido que o caso causa embaraço mas que não se demite. O jornalista Pedro Cruz, sub-diretor da SIC, considera que o ministro da Defesa está a lidar mal com este caso e que "é um não ministro há muito tempo".

    Pedro Cruz

  • Fiquem lá com o Infarmed

    Opinião

    Não vá acontecer - como vaticinou uma senhora que nem sei bem ao certo quem é, mas que se deve julgar importante, e que entendia - que se o Infarmed fosse para o Porto, punha em causa a saúde pública nacional, internacional e, quem sabe, até interplanetária.

    Pedro Cruz

  • Opinião

    Rio tem vários defeitos, e (pelo menos) uma qualidade que ninguém lhe pode negar: a coragem. O passado pessoal e político do atual líder do PSD combina com a frase - mais uma, infeliz - que disse ontem à entrada do Conselho Nacional do partido: "estou cheiinho de medo".

    Pedro Cruz

  • Ricos partidos pobres

    Opinião

    Primeiro, os pontos prévios: - os partidos são essenciais à democracia; - os partidos são estruturantes para a organização política; - os partidos não são bandos de malfeitores oportunistas.

    Pedro Cruz

  • E agora, Catarina?

    Opinião

    Robles não sai pelo seu próprio pé. Sai depois do empurrão dado por Fazenda, da ala UDP do Bloco. Bastou um fundador dizer umas coisas para "o Ricardo" perceber que o negócio das casas o deixava politicamente frágil. E a "reflexão" que Fazenda pede ainda pode dar pano para mangas a Catarina.

    Pedro Cruz

  • Tornámos o mundo num lugar muito estranho

    Opinião

    Sejamos claros, diretos e sem demagogias: os governos não são responsáveis pelos incêndios. Nem aqui nem na Grécia. Mas os governos são responsáveis pelo povo que governam. Pelo ordenamento do território. Pela floresta. Pelos meios de combate. Pelas decisões políticas. Ou falta delas.

    Pedro Cruz

  • Ora Eça!

    Opinião

    Eça, o meu conterrâneo que se definia como sendo "apenas um pobre homem da Póvoa de Varzim" não haveria de gostar de nada que fosse obrigatório. Durante décadas, Os Maias lá estiveram, quem sabe numa progressista lista pós-revolução, dada a natureza "sexual e incestuosa" da obra. Sai dessa lista agora. Claro que sai. "Ninguém" gostava de "ter de" ler Os Maias.

    Pedro Cruz