Grande Reportagem

Viaje por cenários de guerra e de paz, de amor e de ódio.

  • Comandos 127 - 2.ª parte
    26:40

    Grande Reportagem SIC

    Uma equipa da SIC e do Expresso acompanhou um grupo de jovens desde o primeiro dia de recruta no Exército até à dura missão em África. Eles fazem parte do polémico curso de Comandos em que dois militares morreram durante a instrução. A segunda parte da Grande Reportagem "Comandos 127" traz-nos novas imagens exclusivas, que durante três meses foram captadas no interior do curso, e leva-nos ainda numa aventura que atravessa a República Centro-Africana, considerado um dos países mais perigosos no mundo.

    Grande Reportagem

  • "Comandos 127" - 2ª parte

    Grande Reportagem SIC

    Durante dois anos uma equipa de reportagem da SIC/Expresso acompanhou um grupo de jovens, desde o primeiro dia em que entraram no Exército, até fazerem parte de uma força especial e chegarem à República Centro-Africana para a primeira missão da sua vida. Depois da recruta e da missão em Bangassou - retratados na primeira parte da Grande Reportagem - espera-os uma longa viagem pelo país, de regresso à capital, Bangui, onde a Força Portuguesa tem o seu aquartelamento permanente. Mas esta não é apenas uma viagem de mais de 700 quilómetros por um dos países mais perigosos do mundo. Nem sequer apenas pela missão de uma força portuguesa no estrangeiro. No final, vemos as transformações operadas por uma longa viagem de dois anos, que mudou as vidas de um grupo de jovens. "A viagem mais longa" - a segunda parte da Grande Reportagem "Comandos 127" - é emitida esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC

    Grande Reportagem

  • Grande Reportagem "Comandos 127", 5feira na SIC

    Grande Reportagem SIC

    Durante dois anos uma equipa de reportagem da SIC/Expresso acompanhou um grupo de jovens, desde o primeiro dia em que entraram no Exército, até fazerem parte de uma força especial e chegarem a África para participarem na primeira missão da sua vida. Pelo meio passaram por uma das formações militares mais duras e exigentes que existem: o curso de Comandos. Em 2016, o curso 127 ficou marcado pela morte de dois instruendos logo na primeira semana de formação, um acontecimento que chocou o país e abriu o debate sobre os métodos de treino das forças especiais. Com imagens exclusivas recolhidas durante meses a Grande Reportagem SIC mostra como são formados os comandos e como os militares viveram o momento trágico da morte de dois camaradas.

    Grande Reportagem

  • "O Mal Entendido: as doenças a que chamamos cancro" - capítulo 5: Prevenção
    35:11

    Grande Reportagem SIC

    Se aplicássemos o que já sabemos sobre prevenção e diagnóstico precoce, a mortalidade por cancro seria reduzida em mais de 50 %. Mas o que sabemos realmente sobre prevenção? O último capítulo da Grande Reportagem SIC "O Mal Entendido: as doenças a que chamamos cancro" dedica-se àquela que é considerada a primeira arma contra o cancro: a prevenção.

    Grande Reportagem

  • "O Mal Entendido: as doenças a que chamamos cancro" - capítulo 5 - "Prevenção"

    Grande Reportagem SIC

    Se aplicássemos o que já sabemos sobre prevenção e diagnóstico precoce, a mortalidade por cancro reduziria mais de 50%. Mas o que sabemos realmente sobre prevenção? No quinto e último capítulo da Grande Reportagem SIC "O mal Entendido: as doenças a que chamamos cancro" dedicamo-nos à primeira arma contra o cancro: a prevenção. Terça-feira, dia 24, no Jornal da Noite.

    Grande Reportagem

  • Hoje na SIC: O Mal Entendido: as doenças a que chamamos cancro - Capítulo 3
    0:54

    Grande Reportagem SIC

    No terceiro capítulo da Grande Reportagem "O Mal Entendido: as doenças a que chamamos cancro" dedicamo-nos às pessoas. Às pessoas que se sentam diante de um médico num momento de aflição. E às pessoas que, dentro das batas, lidam com a perigosa falta de tempo para dedicar a cada doente, com os absurdos caminhos burocráticos que limitam a qualidade e a quantidade do que podem oferecer aos doentes, com a falta de recursos humanos, com a falta de planificação e de estratégia a longo prazo. E com as diferenças entre o que podem oferecer aos doentes, dependendo da zona do país em que vivem.

    Grande Reportagem

  • "Herdeiros de Maio de 68"
    26:54

    Grande Reportagem SIC

    Há 50 anos, Paris e o mundo assistiram à revolta dos estudantes da Universidade de Nanterre, que invadiram a Sorbonne para exigir liberdade e a alteração das rígidas normas sociais do pós-guerra. O Maio de 68 apanhou, na capital francesa, milhares de portugueses que fugiam da fome, da guerra do Ultramar e da opressão de um país ainda distante das portas que Abril abriu. Nesta Grande Reportagem SIC, recordamos os momentos mais marcantes da revolta que decretou que "é proibido proibir".

    Grande Reportagem

  • O Mal Entendido: as doenças a que chamamos cancro

    Grande Reportagem SIC

    Na próxima década, metade da população portuguesa terá uma doença oncológica. Mas o cancro será, cada vez menos, uma doença mortal. A medicina e a ciência avançam no diagnóstico, no tratamento e na prevenção. Se aplicássemos o que já sabemos sobre prevenção e diagnóstico precoce, a mortalidade por cancro reduziria mais de 50%. Entender melhor as muitas doenças a que chamamos cancro é um ponto de partida. A SIC procura respostas para as grandes perguntas sobre cancro em cinco Grandes Reportagens, emitidas às terças-feiras, no Jornal da Noite. "O Mal Entendido: As doenças a que chamamos cancro" é um trabalho de Miriam Alves, Rogério Esteves, Rui Berton e Diana Matias, com grafismo de Paulo Alves e Rui Aranha e ilustrações de António Jorge Gonçalves.

    Grande Reportagem