Grande Reportagem

Viaje por cenários de guerra e de paz, de amor e de ódio.

  • “A Viagem de Amin” conta história do jovem sírio dos “Diários de Ghouta”
    2:54

    Grande Reportagem SIC

    Entre fevereiro e abril de 2018, o regime sírio e a aviação russa bombardearam sem tréguas o enclave de Ghouta Oriental, onde viviam 50 mil pessoas. Durante esses meses, Amin Hashem partilhou com a SIC o que era viver debaixo de bombas numa prisão a céu aberto. "Os Diários de Ghouta" motivaram uma rede de solidariedade em Portugal, que permitiu a Amin fugir à guerra e passar a fronteira para a Turquia. A SIC viajou até Istambul, onde Amin está a salvo, mas continua em risco. A Grande reportagem "A viagem de Amim" é emitida esta quinta-feira no Jornal da Noite.

    Grande Reportagem

  • A Viagem de Amin

    Grande Reportagem SIC

    Em Abril de 2018, Amin Ashem perdeu a casa, o bairro e a cidade onde vivia. Viu morrer familiares e amigos. A ofensiva conjunta das forças sírias e russas contra Ghouta Oriental, última bolsa da resistência contra o presidente sírio Bashar Al-Assad, destruiu o enclave sitiado há 5 anos e matou milhares de pessoas.

    Grande Reportagem

  • Pais à Vez
    27:03

    Grande Reportagem SIC

    Crianças a viver alternadamente com os pais e com as mães é uma tendência crescente entre os casais portugueses que se divorciam, mas, por norma, os filhos ainda ficam, maioritariamente, à guarda das mães. Para tentar alterar este quadro, a Associação para a Igualdade Parental apresentou uma petição na Assembleia da República que visa instituir o regime-regra da residência alternada. Só que a ideia não agrada a diversas associações ligadas, sobretudo a movimentos feministas. "Pais à Vez" é a Grande Reportagem desta quarta-feira.

    Grande Reportagem

  • Lei do regime de residência alternada para filhos de pais divorciados longe do consenso
    2:39

    Grande Reportagem SIC

    A Assembleia da República prepara-se para discutir a introdução da lei do regime de residência alternada para filhos de pais divorciados. A iniciativa partiu da Associação para a Igualdade Parental que apresentou, em Junho, uma petição com mais de quatro mil assinaturas. No entanto, a ideia está longe de ser consensual, como se pode ver na Grande Reportagem "Pais à Vez".

    Grande Reportagem

  • Pais à Vez

    Grande Reportagem SIC

    O número de divórcios em Portugal não pára de crescer e é já o maior da Europa. De acordo com a Pordata, registaram-se mais de 24 mil divórcios em 2017, o que dá uma média de 70 por cada 100 casamentos. O divórcio é um momento dramático na vida dos casais e das respectivas famílias, com implicações relevantes no bem estar das crianças. A lei de 2008 foi um marco importante na fixação dos chamados regimes de responsabilidades parentais, que determinaram uma participação mais equitativa dos dois progenitores na vida, educação e bem estar dos filhos após a separação. O regime resultante da lei deixou em aberto a possibilidade dos filhos residirem alternadamente em casa de cada um dos pais, permitindo a manutenção dos vínculos e dos afetos mas, embora não existam dados estatísticos, percebe-se que a prática é outra. Os filhos são normalmente entregues aos cuidados da mãe, com a fixação de fins-de-semana alternados e 15 dias de férias com o pai.

    Grande Reportagem

  • Um dia de cada vez
    29:56

    Grande Reportagem SIC

    Na próxima segunda-feira faz um ano que a região Centro do país ardeu. 50 pessoas perderam a vida. Na Grande Reportagem "Um dia de cada vez", acompanhamos a vida de uma freguesia do concelho de Tábua afetada pelos incêndios.

    Grande Reportagem

  • Comandos 127 - 2.ª parte
    26:40

    Grande Reportagem SIC

    Uma equipa da SIC e do Expresso acompanhou um grupo de jovens desde o primeiro dia de recruta no Exército até à dura missão em África. Eles fazem parte do polémico curso de Comandos em que dois militares morreram durante a instrução. A segunda parte da Grande Reportagem "Comandos 127" traz-nos novas imagens exclusivas, que durante três meses foram captadas no interior do curso, e leva-nos ainda numa aventura que atravessa a República Centro-Africana, considerado um dos países mais perigosos no mundo.

    Grande Reportagem

  • "Comandos 127" - 2ª parte

    Grande Reportagem SIC

    Durante dois anos uma equipa de reportagem da SIC/Expresso acompanhou um grupo de jovens, desde o primeiro dia em que entraram no Exército, até fazerem parte de uma força especial e chegarem à República Centro-Africana para a primeira missão da sua vida. Depois da recruta e da missão em Bangassou - retratados na primeira parte da Grande Reportagem - espera-os uma longa viagem pelo país, de regresso à capital, Bangui, onde a Força Portuguesa tem o seu aquartelamento permanente. Mas esta não é apenas uma viagem de mais de 700 quilómetros por um dos países mais perigosos do mundo. Nem sequer apenas pela missão de uma força portuguesa no estrangeiro. No final, vemos as transformações operadas por uma longa viagem de dois anos, que mudou as vidas de um grupo de jovens. "A viagem mais longa" - a segunda parte da Grande Reportagem "Comandos 127" - é emitida esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC

    Grande Reportagem