Ana Rute Carvalho

Ana Rute Carvalho

Jornalista

  • Guerra obriga pequeno fã de Messi a fugir de casa

    Mundo

    Um menino afegão deu que falar, há dois anos, depois de aparecer vestido com uma camisola de Lionel Messi feita com um saco de plástico. A imagem correu mundo e levou a criança a um jogo do FC Barcelona, onde conheceu o seu ídolo. Agora, Murtaza Ahmadi volta a dar que falar, mas por outros motivos. A guerra no Afeganistão levou a criança a ter de fugir de casa.

    Ana Rute Carvalho

  • O homem que passou anos a tentar ser amigo da tribo que matou John Chau

    Mundo

    Não se sabe muito sobre os sentineleses, a tribo da Sentinela do Norte que matou, na semana passada, um turista norte-americano que tentava chegar até eles. No entanto, se há alguém que pode dizer-se especialista nesta tribo é o antropólogo indiano T. N. Pandit, que esteve na expedição à ilha, em 1991. Este foi um dos únicos encontros documentados e mostra uma rara aproximação dos sentineleses ao mundo exterior. O antropólogo deu agora uma entrevista, na qual disse que a reputação que a tribo ganhou com a morte de John Allen Chau é "injusta".

    Ana Rute Carvalho

  • Ameaças não travam caravanas de migrantes a caminho dos EUA

    Mundo

    Conhecida como a "Marcha dos Migrantes", esta é uma caminhada em busca de um futuro melhor. Milhares de migrantes da América Central abandonaram o seu país natal e enfrentam mais de dois mil quilómetros a pé. É uma caminhada que foge a um presente de miséria e violência de grupos armados. É uma caminhada com destino ao "sonho americano", mas até lá chegar, os migrantes enfrentam confrontos com as autoridades e um deles acabou por morrer. É uma caminhada que será barrada por Donald Trump, com os milhares de militares enviados para a fronteira com os Estados Unidos da América.

    Ana Rute Carvalho

  • A vida e carreira de Angela Merkel

    Mundo

    Da Alemanha Ocidental à Oriental, a infância e adolescência de Angela Merkel foram vividas numa zona rural a cerca de 90 quilómetros da capital. Estudou física e trabalhou como química. Após a queda do Muro de Berlim, entrou para o Governo e, 10 anos depois, assumiu a liderança da CDU. Foi a primeira mulher a tornar-se a chanceler do país. Agora, 13 anos depois de assumir o poder, anunciou que não se iria recandidatar à presidência da União Democrata-Cristã.

    Ana Rute Carvalho

  • O que está a mudar na Arábia Saudita

    Mundo

    A luta contra a discriminação de género e as reformas na cultura continuam a dar largos passos, na Arábia Saudita. A mais recente novidade é que, pela primeira vez, uma mulher foi autorizada a apresentar as notícias, na televisão estatal. Desde as mulheres que já podem conduzir ao regresso do cinema, saiba o que está a mudar no país conservador.

    Ana Rute Carvalho