Cultura

Emoji eleito palavra do ano do Dicionário Oxford

Pela primeira vez, a "palavra do ano" não é uma palavra. Todos os anos, o Dicionário Oxford elege a palavra com maior "significado cultural", que ao longo de 12 meses atraiu as atenções. Este ano, a eleita foi uma imagem pictográfica - um "emoji" que representa um rosto com lágrimas de alegria.

Mais que as palavras "refugiado", "economia partilhada", "They" (eles), ou "lumbersexual", foi um emoji que "melhor refletiu o espírito, a disposição e as preocupações de 2015", de acordo com o Dicionário Oxford.

Embora já existam desde 1997, o uso das emojis mais que triplicou em 2015, explica.

Uma "emoji" é uma pequena imagem digital, ou ícone, usada para exprimir ou complementar uma ideia ou uma emoção na comunicação eletrónica. O termo "emoji" é uma conjunção de e "imagem" + moji "letra".

A Universidade de Oxford examinou os dados juntamente com a SwiftKey, para analisar a frequência e a estatística dos termos ou emojis utilizados.

  • Polícia britânica acredita que ataque junto ao Parlamento foi ato isolado
    2:15
  • Donald Trump acusa ex-assessora de ser "um cão"

    Mundo

    O Presidente norte-americano Donald Trump aumentou esta terça-feira o tom do confronto com a antiga assessora Omarosa Manigault Newman, que chegou a ser a afro-americana com estatuto mais elevado na Casa Branca, designando-a como "esse cão!".