Cultura

Surma e Minta & The Brook Trout entre novidades do Coreto do festival Alive

Surma, Minta & The Brook Trout, Beatriz Pessoa e Bernardo são os primeiros nomes - todos no feminino - a integrar o palco Coreto do festival NOS Alive, em julho, no Passeio Marítimo de Algés, foi hoje anunciado.

Com curadoria da Arruada, o Coreto tem sido um palco dedicado à música portuguesa em diversas frentes, sendo hoje anunciados quatro nomes para o segundo dia do Alive, marcado de 12 a 14 de julho.

Surma é Débora Umbelino, autora e cantora que editou no ano passado o álbum de estreia, "Antwerpen", e Beatriz Pessoa, que anda mais nos caminhos do jazz, tem apenas um EP editado, "Insects", mas tem acumulado atuações ao longo dos últimos meses.

A elas juntam-se Bernardo, aliás Sónia Bernardo, cantora nascida em Londres e a viver em Portugal, que se estreou com o EP "Tender", e Minta & The Brook Trout, projeto iniciado há uma década pela cantora e compositora Francisca Cortesão, que cresceu para uma banda, com Mariana Ricardo, Bruno Pernadas, Margarida Campelo e Tomás Sousa.

Os passes de três dias e os bilhetes diários para o último dia do festival já estão esgotados.De todos os festivais deste ano, este é o que tem mais artistas já anunciados, entre os quais Pearl Jam, At The Drive In, Franz Ferdinand, Future Islands, Khalid, Queens Of The Stone Age, The National e Wolf Alice.

Lusa

  • Diretor artístico demite-se do Museu de Serralves
    2:44

    Cultura

    Estão ainda por esclarecer as razões da demissão do diretor artístico do Museu de Serralves. João Ribas apresentou a demissão esta sexta-feira, um dia depois da inauguração da exposição do fotógrafo Robert Mapplethorp. A demissão foi associada a restrições a algumas imagens de cariz sexual explícito. Mas a Fundação de Serralves garante que foi o próprio João Ribas quem decidiu retirar duas obras da exposição. E sublinha que estava decidido desde o início apresentar as obras de cariz sexual explícito numa zona com acesso restrito.

  • Relação do Porto mantém em liberdade dois homens que violaram mulher inconsciente
    1:27

    País

    Há mais uma polémica em torno de uma decisão do tribunal da Relação do Porto. Chamada a reavaliar uma decisão da 1.ª Instância, a Relação entendeu que devia manter em liberdade dois homens que, em 2016, violaram uma mulher quando ela estava inconsciente. Os juízes dizem que a culpa dos dois homens é "mediana" e que a "ilicitude não é elevada".

  • Personalidades do futebol dizem que Ronaldo foi vítima de excesso de zelo
    2:03

    Desporto

    A UEFA vai anunciar o castigo de Cristiano Ronaldo na próxima quinta-feira, depois do cartão vermelho que o internacional português recebeu no jogo da Liga dos Campeões. O castigo pode ir de um a três jogos de suspensão. Várias personalidades do mundo do futebol acreditam que o jogador foi vítima do excesso de zelo do árbitro.