Cultura

Morreu R. Lee Ermey, o sargento Hartman de "Nascido para Matar"

Charles Sykes

O ator R. Lee Ermey, conhecido por interpretar o severo sargento Hartman no filme "Nascido para Matar" de Stanley Kubrick, morreu aos 74 anos, anunciou, no domingo, o agente.

"É com profunda tristeza que informo que R. Lee Ermey morreu durante a manhã de domingo, na sequência de complicações de uma pneumonia. Será lembrado por todos nós", disse o amigo e agente de longa data Bill Rogin.

Depois de servir 14 meses no Vietname, o então fuzileiro naval saltou da realidade para a ficção, estreando-se no filme "Apocalypse Now", de Francis Ford Coppola, em 1979.

Oito anos mais tarde, a interpretação de um sargento no filme "Full Metal Jacket" ("Nascido para Matar", na versão portuguesa), de Stanley Kubrick, também sobre a guerra do Vietname, valeu-lhe a nomeação para um Globo de Ouro.

Kubrick permitiu que o ator improvisasse, escrevesse e modificasse várias linhas do diálogo, além de se mostrar satisteito com a interpretação do ator, depois de dois, três takes, algo raro no realizador.

O intérprete também atuou nos três filmes do "Toy Story", emprestando a voz ao personagem Sarge, um trabalho que repetiu em séries como "Sponge Bob", "Os Simpsons" ou "Family Guy".

Lusa

  • Luka Modric eleito melhor futebolista do mundo

    Desporto

    O futebolista croata Luka Modric foi esta segunda-feira distinguido com o prémio The Best, atribuído pela FIFA ao melhor jogador do mundo na última época. Modric superiorizou-se assim a Cristiano Ronaldo e Mohamed Salah. Confira aqui todos os vencedores da noite.

    André de Jesus

  • Modric faz homenagem especial ao seu ídolo
    0:41
  • "Modric ganha este prémio por causa do Mundial”
    6:59
  • Peseiro diz que resultado mais justo era empate, Ferreira fala em vitória adequada
    1:04
  • Morte de português no Brasil poderá ter sido uma execução
    1:25

    País

    Um português, natural de Marco de Canaveses, foi assassinado a tiro no estado brasileiro de Goiás, na madrugada deste domingo. A polícia está a investigar o caso. A correspondente da SIC no Brasil, Ivani Flora, explica alguns detalhes sobre o homicídio.

  • Choque frontal no IC8 perto de Pombal causa seis mortos
    2:09

    País

    Uma colisão frontal matou, esta manhã, seis homens que seguiam em duas viaturas ligeiras de mercadorias, no IC8, perto de Pombal. Ainda não estão apuradas as causas do acidente, mas o nevoeiro cerrado poderá ter contribuído para o desastre.

  • O discurso de Marcelo nas Nações Unidas
    1:44

    Mundo

    O Presidente da República diz que o legado de Nelson Mandela deve orientar os líderes políticos na procura da paz no mundo. Marcelo Rebelo de Sousa discursou esta terça-feira na Cimeira da Paz das Nações Unidas, que assinala o centenário do nascimento do antigo Presidente da África do Sul.

  • Seis explicações sobre a Assembleia-Geral das Nações Unidas

    Mundo

    Todos os anos, em setembro, os líderes mundiais reúnem-se na sede das Nações Unidas, na cidade norte-americana de Nova Iorque, durante duas semanas para discutir as questões mais importantes que afetam a humanidade e o panorama internacional. Os trabalhos da 73.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU arrancaram no passado dia 18 de setembro, mas os encontros anuais de alto nível do órgão, também conhecidos como o Debate Geral, começam na terça-feira.

  • Canhões, porcelana e pimenta encontrados nos restos da Nau da Carreira da Índia
    3:54