Desporto

Tenista João Sousa perde na final de Como, em Itália, com Andreas Haider-Maurer 

O tenista português João Sousa foi hoje derrotado na final do torneio de Como, em Itália, ao perder com o austríaco  Andreas Haider-Maurer, por 6-3 e 6-4, depois de ter disputado a meia-final  do mesmo dia. 

Tenista João Sousa - Reuters

Tenista João Sousa - Reuters

© NIR ELIAS / Reuters

Com cerca de duas horas de intervalo,o português, segundo cabeça de  série e122º do "ranking" mundial, bateu o russo Evgeny Koroley, por 7-5  e 6-4, e disputou a final deste torneio dacategoria "Challenger" do circuito profissional, mas não conseguiu bater o austríaco, terceiropré-designado.

Um "break" no primeiro"set" foi o suficiente para a fazer a diferença a favor deHaider-Maurer, 156º da classificação mundial, que na segunda partida quebrou oserviço mais duas vezes ao português, respondendo ao único "break"que João Sousa conseguiu neste encontro de uma hora e 35 minutos  de duração. 

Com a presença na final, João Sousavai ultrapassar Frederico Gil, atualmente na 113ª, e passará a ser o melhor português na tabela, que serápublicada a 10 de setembro, depois do terminado US Open.  

Antes, na meia-final, adiada de sábadopara hoje devido à chuva, o português, segundo cabeça de série, precisou de uma hora e 40 minutos paraafastar  o seu adversário (220. do"ranking"), proveniente da fase de qualificação.

Esta foi a terceira final da temporadapara Sousa em torneios "Challenger", depois de Tampere (Finlândia) eMersin (Turquia), dos quais saiu vitorioso, somando o terceiro título da categoria, após o triunfo em Furth(Alemanha),  no ano passado. 

Lusa