Desporto

Os avanços e os tropeções do FC Porto

ESTELA SILVA

Ricardo Rosa

Ricardo Rosa

Jornalista

O FC Porto voltou a não conseguir aproveitar um deslize do Benfica no campeonato, este domingo. Já tinha acontecido recentemente em casa, frente ao Vitória de Setúbal, quando os encarnados também empataram em Paços de Ferreira. Recordamos a perseguição dos dragões ao líder, separados por três pontos a quatro jornadas do final da época.

O FC Porto arrancou em primeiro e à segunda jornada venceu o Estoril (1-0) enquanto o Benfica marcava passo na receção ao Setúbal (empate a uma bola). Mas o clássico em Alvalade, perdido por 2-1, fez os dragões perderem a liderança da tabela, que nunca mais recuperaram.

O Sporting ainda foi líder nessa e na jornada seguinte, contudo o Benfica subiu ao primeiro lugar à 5.ª jornada, vencendo o Sp. Braga (3-1) enquanto os leões perdiam com o Rio Ave (3-1).

Os encarnados nunca mais saíram do topo desde então. Já os azuis e brancos voltaram a aproximar-se na 7ª jornada e "consolidaram" o segundo lugar quando o Benfica venceu o Sporting na Luz (2-1), na 13ª jornada.

A um ponto de distância

Na 17.ª jornada, no fim da primeira volta, o FC Porto aproximou-se mais quando o Benfica empatou 3-3 com o Boavista (os dragões venceram o Moreirense por 3-0). E duas semanas depois reduziram a diferença a um ponto, vencendo no Estoril (2-1) enquanto os os encarnados perdiam em Setúbal (1-0).

Mas o FC Porto não mais conseguiu aproveitar deslizes do rival, pelo contrário, voltou a tropeçar.

Na jornada 26, o Benfica empatou a zeros em Paços de Ferreira. Perante a oportunidade de ascender ao primeiro lugar da tabela, o FC Porto empatou no Dragão com o Setúbal, por uma bola.

O clássico na jornada seguinte também terminou 1-1 e outro empate em Braga, já na semana passada, voltou a atrasar do FC Porto.

Deste fim de semana, não será preciso reavivar a memória dos adeptos portistas. Perante o 1-1 do dérbi de Alvalade, o FC Porto voltou a desperdiçar a oportunidade de se aproximar. Mas a luta continua, ainda com 12 pontos em disputa.

  • Ryanair acusada de compactuar com atitude racista de passageiro
    1:36

    Mundo

    Numa nova polémica a envolver a Ryanair, a companhia aérea low cost é acusada de compactuar com uma atitude racista, depois de um passageiro ter obrigado um comissário de bordo a mudar uma mulher negra de lugar. O caso já está a ser investigado pelas autoridades.

  • Maior ponte marítima do mundo reduz para 45 minutos uma viagem de 4 horas
    0:56
  • Uma semana depois da tempestade Leslie
    3:02
  • Adoções por militares dos EUA eram vistas na Terceira como uma bênção para as crianças
    5:16
  • Acordo histórico entre EUA e Rússia comprometido
    1:32